Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING APLICADO AO TURISMO
Debbiê Cruz Cano

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE:

ABSTRACT

KEY-WORDS:

1 INTRODUÇÃO

A literatura aponta que o turismo na sua amplitude torna-se um fenômeno, que consiste na arte e a atividade de atrair, transportar e alojar visitantes, a fim de satisfazer suas necessidades e seus desejos, estando o mesmo fora de sua residência por mais de24 horas, (TRIGO, 2000; BENI, 1998; BARRETO, 1997). Contudo, entende-se que além das funções acima citadas do turismo, o mesmo desempenha função associativa a atividade humana aplicada à produção de riqueza, motivo de interesse para investidores e empresários.
Percebe-se que o turismo é um dos mercados mais promissores atualmente, devido às oportunidades de trabalho e a exigência de mão-de-obraqualificada, além de ser considerado um fator importante na economia global:

Antes, o setor de serviços era mais informal, assistemático e pouco profissionalizado. Hoje, o montante de capital movimentado pelo setor, sua capacidade de geração de divisas e a forte competitividade obrigam a formalização de estratégias, a sistematização de procedimentos e a profissionalização de seu pessoal.(PIMENTA, 2004, p.17).

Segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo) o mercado turístico é a indústria de mais rápido crescimento no mundo. É a atividade que mais aporta às exportações da maioria dos países, enquanto representa um dos setores econômicos onde são criados mais trabalhos anualmente.
Nota-se que o mercado turístico é amplo e com várias áreas de atuação, bem como é um mercado cada vezmais globalizado e se encontra em expansão. Essa questão é pautada também na perspectiva de dos autores Lage e Milone (1996) que acreditam que o mercado turístico necessita saber exatamente o que produzir e o que oferecer para obter uma economia satisfatória.
No estudo do mercado turístico os autores discutem os três problemas econômicos fundamentais: “o que”, “como” e “para quem” produzirturismo. Mas advertem: para que haja dinamismo no mercado turístico, é necessária a presença de três elementos básicos: os preços dos produtos turísticos, a liberdade de ir e vir e a heterogeneidade de bens e serviços oferecidos, de modo que o turista possa contar com diversas opções. (LAGE E MILONE, p.13, 1996).

Os autores acima citados ainda relatam que o mercado turístico deve proporcionar váriostipos de bens e serviços e estes, com qualidade, pois o turismo é um setor que trabalha com os desejos e sonhos do seu consumidor.
Devido o crescimento do mercado e conseqüentemente do aumento da concorrência, e à busca em otimizar o serviço oferecido ao seu cliente, as empresas estão tentando segmentar o seu produto para conseguirem obter uma melhor ligação com seu cliente em potencial. Omercado do turismo está crescendo muito, em razão também da evolução da tecnologia e praticidade que foram aplicados à área, ou seja, os meios de transporte, hotelaria, lazer e recreação, entre outros, proporcionando assim uma valorização financeira do mercado turístico, entretanto as empresas estão cada vez mais se empenhando para satisfazer o mercado e atingir o público alvo. Deste modo, o Marketingde Turismo vem contribuir com as necessidades das pessoas no futuro, ao levarmos em conta que as pessoas têm cada vez mais necessidade de lazer.
Nesse sentido, este artigo apresenta a descrição da aplicação do marketing ao turismo, considerando que este pode ser primordial para o desenvolvimento de uma cidade, além de proporcionar a compreensão dos temas básicos do marketing, bem como suaaplicação direta no setor turístico, identificando as ações de marketing que auxiliam uma Administração Pública a investir no potencial turístico da cidade.
A realização se deu por meio de um trabalho investigativo de cunho bibliográfico e descritivo, com a utilização de livros, artigos e dissertações, tanto de periódicos, quanto eletrônicos, acessíveis através da Internet. Como embasamento teórico, o...
tracking img