Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ - BREVES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
TURMA: PEDAGOGIA 2012-Matutino
DISCIPLINA: Ludicidade eEducação
PROFESSOR: Leonildo Guedes

Crislene Farias da Silva

RESENHA DO LIVRO BRINQUEDO E CULTURA

BREVES-PARÁ
2012
BROUGERE, Gilles. Brinquedo e Cultura: revisão técnica e versão brasileira adaptada porGisela Wajskop - 5 ed. - São Paulo: Cortez, 2004.

O brinquedo é capacitado de um forte valor cultural. Se definirmos a cultura como o conjunto de significações produzidas pelo homem. Dai percebemoscomo ele é rico em significados que nos permitem compreender determinada sociedade e cultura. Trata-se, antes de tudo, de um objeto que a criança manipula livremente. O brinquedo (objeto) tem o papelde despertar imagens, tem o seu valor simbólico, e possui uma grande carga atribuída à representação que sustenta a imaginação da criança. Esse mesmo objeto deve significar, deve traduzir um universoreal ou imaginário que será a fonte de toda brincadeira.
Com o valor expressivo que o brinquedo possui, o mesmo estimula a brincadeira ao abrir possibilidades de ações coerentes com a representação:pelo fato de representar um bebê, uma boneca-bebê desperta atos de carinho, troca de roupa, entre outros. Assim, as pressões das propagandas na televisão que dão origem aos personagens de brinquedos,tendem a aumentar ainda mais a dimensão expressiva e simbólica do brinquedo, na qual irá se diferenciar de todos os outros. O brinquedo se transformou em um objeto de representação, onde as criançasveem além de uma simples boneca uma representação da realidade, ou, do ser humano. Onde a mídia define uma nova cultura, em que a realidade já é definida através de um objeto. Onde os valores eprincípios da sociedade se extirparam completamente, transformando a sociedade e principalmente as crianças em dependentes de uma imagem na televisão, de uma nova marca de vídeo games, e assim sendo...
tracking img