Medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTÍGENOS E ADJUVANTES
Profa. Alda. 13/03/12

Antígeno (Ag) = moléc. grande e complexa capaz de ser reconhecida pelas células imunocompetentes. Molécula que se liga a um Ac. ou a um receptorespecífico de cél. T (TCR). Anti = contra / Gen = gerar.
Só que ser reconhecido e se ligar não é suficiente para desencadear a resp. imune. Para tal, esse antígeno também deve ter uma característica própriapara ativar a via de sinalização celular (ativação celular).
Aitvação celular = ativação de genes envolvidos na expressão de citocina, R de superfície... que façam com que os linfócitos naive secomportarem de modo diferente (mudança de comportamento). Primeiro passo é a expansão clonal (ou proliferação celular)

ANTÍGENO x IMUNÓGENO
Antígeno é o Ag capaz de ser reconhecido.
Imunógeno é o Ag. capaznão só de ser reconhecido, mas também de induzir a ativação. Todo imunógeno é um antígeno, mas o contrário não é verdadeiro.

Imunogenecidade = capacidade de induzir a resp. imune (ex: proteínas).Antigenecidade = capacidade de somente interagir com os Acs. e linfócitos específicos.

PROPRIEDADES GERAIS DOS ANTÍGENOS
Proteínas
Polissacarídios
Lipoproteínas
Nucleoproteínas
Polipeptídiossintéticos
Ou seja: proteínas, algo ligado a proteínas, polipeptídios sintéricos e açúcares.

EPÍTOPOS OU DETERMINANTES ANTIGÊNICOS
Os Ag. são macromoléc. complexas nas quais os Acs. ou linfócitos reconhecempequenos grupamentos químicos (epítopos) na estrutura das mesmas.
Logo, epítopo é o sítio ou região dentro do antígeno que é reconhecido por Acs., sendo capaz de se ligar e induzir a estes. Essefragmento possui de 6 a 11 aa. Isso é o que vai ser reconhecido.
São de 2 tipos:
1) Epítopos lineares: a simples seq. de 6 a 11 aa. já é o suficiente para ser reconhecida. Aqui a T para não desnaturarpouco importa.
2) Epítopos conformacionais: a estrutura deve ser mais elaborada e adequada para ser reconhecida. Uma cadeia lat. pode interagir quimicamente com o oitavo aa., por ex. Isso causa uma...
tracking img