Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução_____________________________________________________04
Desenvolvimento_______________________________________________05
Conclusão_____________________________________________________11














Introdução

John Locke nasceu na cidade Wringtown, Inglaterra no dia 29 de agosto de 1632. Locke é considerado um dos principaisrepresentantes do empirismo inglês e pai do liberalismo político, que dizia que o ser humano já nascia com direitos, como direito à vida, liberdade e à felicidade, e que todos os homens tinham os mesmos direitos na sociedade. Também limitava o poder do rei absolutista, e fazia a tripartição dos poderes (legislativo, executivo e judiciário), queria acabar com o Estado absolutista e assim implantar o Estadoparlamentarista. Locke estudou filosofia, medicina e ciências naturais. Locke era contrário às ideias inatas, dizia que o homem nascia sem conhecimento e que com o passar do tempo ele ia aprendendo e aprimorando suas ideias. Locke foi um dos últimos filósofos que defendiam a escravidão, na concepção dele, quem estivesse “marcado” para morrer poderia servir a alguém no lugar de ser executado.Locke escreveu o Segundo Tratado Sobre o Governo em 1689, nele fala sobre o contrato social, como era o homem em seu estado de natureza, e o que o fez começar a viver em sociedade. Ele diferencia e exemplifica o poder de um pai, que tem o respeito de sua prole por ter cuidado dela desde que nasceram, de um despótico que tem total poder sobre a vida de outro home e de um político que tem o poder deproteger a sua propriedade. Ele também define quando o homem toma posse de algo que anteriormente era comum a todos, e o que ele deve fazer com essa posse. Mostrou o relacionamento entre macho e fêmea para cuidar da cria, e demonstrou porque o relacionamento humano é mais longo que o dos animais.
Segundo Tratado Sobre o Governo

Locke começa seu livro relembrando alguns pontos de sua antigaobra, dizendo que ninguém detém o direito de terra por ser de uma casa antiga. Fez uma espécie de resumo sobre o que iria falar, como a diferenciação de autoridade entre os homens. De acordo com ele, a regra dos homens pouco se diferencia da dos animais, no qual o mais forte se sobrepõe ao mais fraco, em suas palavras: “Os homens só vivem juntos regidos pelas regras dos animais, entre os quais omais forte domina” (13~14), e o uso da força para que assim a lei se mantenha rígida.

Neste capítulo o filósofo trata sobre a igualdade dos homens, afirmando que todos nascem iguais em direito. Os homens nascem livres e tem liberdade para escolher o que fazer com ele mesmo e suas posses, mas não pode escolher por destruir a si mesmo ou a outros, nem ao seu terreno sem um motivo maior e deveser guiado pelas leis da razão. A razão de agredir a outros, dita anteriormente, só pode ser ultrapassada no caso de alguém transgredir as leis naturais, qualquer cidadão tem o direito de pará-lo para que ele não viole novamente as leis naturais, mas não direito absoluto sobre o outro, mas sim apenas para revidar à sua transgressão. “É pois legítimo o poder de matar um assassino, para impedir que aoutros mate, pois o ofensor torna-se perigoso para a Humanidade” (17). Se por algum motivo terceiros forem prejudicados, estes têm o direito de castigar e pedir reparação por parte de quem o prejudicou, mas somente este que foi prejudicado tem o direito de pedir reparação e não cabe a outros pedirem o mesmo.

Dessa vez Locke fala sobre o estado de guerra, que é quando alguém tenta impor aoutro o poder absoluto. Se nesse conflito outros se envolverem, deve-se ter por preferência de proteger o inocente, por razões claras. Se alguém atentá-lo por tirar-lhe a vida, deve-se matá-lo se possível, pois uma vida perdida não pode ser reconstituída como um objeto qualquer. Às vezes as pessoas as quais deveriam ajudar, se perdem no caminho da corrupção e deixa os menos afortunados com o único...
tracking img