Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS: ANÁLISE COMPARATIVA DOS ASPECTOS CRÍTICOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO EM DUAS EMPRESAS.

Fernanda Maia de Souza1
João Batista dos Santos Neto
Lianny Maria Forte
Paloma Nayalle da Silva
Edna Michelle Borges Medeiros2

Resumo

A gestão por competências é reconhecida no meio corporativo como uma evolução da gestão de pessoas. O estudo analisa osprincipais conceitos orientadores deste modelo de gestão, expondo de maneira sucinta os aspectos críticos à sua implementação, como a cultura da organização, o comprometimento da gestão e o alinhamento entre as estratégias organizacionais e as competências individuais dos colaboradores. A competência é sustentada em três pilares: conhecimento, habilidade e atitude, simplificada com a sigla CHA, queserve como parâmetro para defini-la. Partindo destes conceitos, a pesquisa tem como objetivo analisar o modelo de gestão utilizado por duas empresas de Mossoró. O ambiente da pesquisa foi a FICRO – Feira Industrial e Comercial da Região Oeste, que ocorreu no mês de agosto do corrente ano, com stands expondo seus produtos e/ou serviços. O material para coleta de dados foi um questionário de caráterqualitativo, complementado por entrevista direta com os gestores de duas empresas. Ficou evidenciada a receptividade dos entrevistados ao modelo de gestão proposto, e alguns aspectos já fazem parte da rotina de trabalhos destas organizações. A gestão participativa e as técnicas de brainstorming, além de fatores motivacionais como capacitação dos funcionários, são sugestões para que se alcance aexcelência empresarial.

Palavras-chave: Gestão por competências; competência; estratégias; excelência empresarial.


INTRODUÇÃO

A competitividade demanda um compromisso cada vez maior com a qualidade na gestão, e o investimento no conhecimento, nas competências e habilidades dos colaboradores configura grandes oportunidades e desafios nesse ambiente, e ainda agrega valor às organizações.“As empresas de forma natural e espontânea estão alterando sua forma de gerir pessoas e atender às demandas e pressões provenientes do ambiente externo e interno”, conforme cita Dutra (2009, p.205). Essa reação tem padrões comuns que caracterizam um novo modelo de gestão de pessoas, e esse padrão estará presente

____________________
1 Graduandos da quarta série, turma A, do curso deAdministração da Universidade Potiguar, Campus Mossoró.
2 Professora universitária. Graduada e mestranda em Administração de empresas e especialista em Docência no Ensino Superior, pela Universidade Potiguar. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UERN (Orientadora).
em todas as empresas por ser mais eficiente para a compreensão e atuação sobre a realidade organizacional.
Com base nosconceitos de competência, sustentado em três pilares: CHA – conhecimentos, habilidades e atitudes (LOPES, 2007), e através de um estudo que visa associar as competências da organização com as dos colaboradores, observou-se que este modelo de gestão age como fator impulsionador na alavancagem dos negócios. No entanto, serão apresentados alguns aspectos críticos que podem influenciar diretamente nosresultados esperados da gestão por competência.
A partir do material pesquisado, o estudo teve como objetivo analisar o modelo de gestão aplicado em duas empresas de Mossoró-RN, assim como as concepções dos seus gestores quanto à gestão por competência e os resultados obtidos, no caso de haver a sua implementação. A hipótese levantada foi a de que nas empresas pesquisadas, embora seus gestorespossuam conhecimento técnico acerca do modelo de gestão por competências, há ainda algumas lacunas a serem preenchidas, como, muitas vezes, falta de competências técnicas, para que se alcance a excelência empresarial, assim como a eficiência dos colaboradores.
O estudo se justificou na necessidade de analisar o modelo de gestão utilizado pelas empresas de Mossoró-RN, questionando se a gestão por...
tracking img