Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A administração de estoques em uma empresa industrial visa atingir dois objetivos: a segurança do abastecimento do fluxo de produção da empresa e a redução das despesas com estoques a um nívelcompatível com uma segurança desejada. A fixação de estoques muito baixos pode provocar estrangulamento na linha de produção da empresa. Níveis elevados de estoques, além de representar imobilização decapital nos produtos estocados,exige investimentos nas instalações de almoxarifado, depósitos, etc. o que implica despesas par a empresa. A gerência de estoques procura estabelecer níveis adequados ao bomfuncionamento da empresa com os menores custos compatíveis com a garantia de abastecimento dos itens componentes da linha de produção da empresa.
O problema de estoque ocorre em três fases da linhade produção: estoques de matérias primas, estoques de produtos semi-elaborados e estoques de materiais auxiliares. Os estoques de produtos acabados são estabelecidos em função da programação de vendase da capacidade de produção da fábrica, representando um resultado da programação global da empresa. Os estoques de materiais auxiliares não representam em geral grandes problemas para a administraçãoda produção. De maior importância por incidirem diretamente no fluxo de produção são os estoques de matérias primas e de produtos semi-elaborado, e para estes estoques são desenvolvidas as técnicasde controle, objeto do presente trabalho.
Há casos em que a empresa tem dificuldade de capital para estocagem e, nessa hipótese, trabalhará com níveis de estoques abaixo dos valores ótimos. Esteproblema foge do objetivo da gerência de estoques e não será aqui tratado. O caso oposto em que à empresa tem grande disponibilidade de capital de giro e o emprega na formação de estoques acima dos níveisótimos visando lucrar com a possível variação de preços, constitui uma atividade comercial extra, fora dos objetivos da administração de estoques da própria finalidade da empresa. Não será, também,...
tracking img