Artigo tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este artigo destina-se a estudar e verificar a utilização dos princípios de Henri Fayol na administração clássica, bem como a importância destes princípios nos dias de hoje baseados em alguns autores. Aborda os conceitos de cada princípio da forma como foram escritos por Fayol apresenta o cenário da gestão empresarial dos recursos materiais e humanos. Bem como o estudo da TeoriaClássica de Administração e suas formas de aplicação.

Palavras-Chave: Fayol, Teoria da Administração, organizações, capital humano.

Introdução

Essa pesquisa tem como objetivo agregar conhecimento ao que se refere às teorias da administração, permitindo diferenciá-las, ressaltando os principais pontos que influências as proposta de administrações que se arrastaram a realidade dos dias atuais.Teoria Clássica da Administração

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Fayol relacionou 14princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Eqüidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de equipe.

Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seusestudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores e como a AdministraçãoCientífica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

Teoria da Burocracia

Não havia regras específicas e definição dos Objetivos para com os colaboradores. Existia apenas a lei de: "fazer seu serviço, ganhar seu dinheiro e continuar trabalhando." As empresas precisavam ser geridas de forma impessoal e Racional, com isso, origina-se a Teoria daBurocracia. A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Atualmente Burocracia representa uma empresa lenta, com muitos processos, ineficiente e uma grande Rotina, quando na verdade deveria ser totalmente o contrário. Outro fator relevante naaplicação da Teoria da Burocracia é de que a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. Contratações, Promoções ou transferências dos funcionários são baseadas em critérios, válidos para toda a organização, de avaliação e de classificação, e não em critérios particulares.

Teoria Estruturalista

A Teoria Estruturalista inaugura os estudosacerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ouseja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

Sua ênfase é na estrutura e seus principais enfoques são múltipla abordagem: organização formal e informal, análise infra-organizacional e análise interorganizacional.

Teoria das Relações Humanas

A proposta principal desta teoria circula ao redor do reconhecimento humano. Até então, visto como...
tracking img