Artigo TEC I TECNIQ

2850 palavras 12 páginas
CONTROLE DA POLIMERIZAÇÃO NO TREM DE FRACIONAMENTO DE
PLANTAS DE ETILENO
R. Nascimento 1, D. Coradin 1, S. Moretti

1

1

Dorf Ketal Brasil Ltda (www.dorfketal.com)

Resumo: As plantas de etileno do Brasil passaram nos últimos anos por um processo de aumento dos tempos de campanha (corridas de até seis anos sem a necessidade de paradas gerais de manutenção), além de contínuos e crescentes incrementos de capacidade. Adicionalmente, observou-se atualização dos fornos de pirólise buscando processamento com maior severidade. O conjunto destes fatores resultou num acentuado aumento do potencial de polimerização no Trem de Fracionamento. Como conseqüência, algumas plantas concluíram que deveriam buscar tecnologias antipolimerizantes mais eficientes que atendessem a essa nova realidade.
O presente trabalho tem por objetivo detalhar o sucesso proveniente da aplicação de inovadoras tecnologias antipolimerizantes para Trens de Fracionamento de duas plantas de etileno no Brasil. Em ambas as plantas as campanhas médias dos reboilers mais críticos, apesar da nova realidade, mais do que triplicaram.
Apresentaremos detalhadamente os mecanismos de polimerização envolvidos, o programa de tratamento químico empregado, bem como os resultados obtidos nos dois casos históricos. Por fim serão descritas as melhores práticas operacionais recomendadas, bem como resumo dos benefícios advindos da aplicação desta tecnologia inovadora.

Abstract: Besides the challenge of increasing capacity year by year, in the last few years, Ethylene Plants in
Brazil have passed through a process of increasing unit run lengths (from and average of five years to six without the need for turnarounds). At the same time, some ethylene producers have updated their furnace technologies looking for higher severity. These factors have resulted in an increase in polymerization potential of Ethylene Fractionation Train Units. As a consequence, some plants have concluded that they should look for more efficient

Relacionados