artigo professor zanzoni

883 palavras 4 páginas
O FUNCIONAMENTO DO ESTADO BASEADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

Luis Xavier1
Gustavo Cavallini2
Cláudia Saboia3
Gerson Sabioa4
Eliana Aguiar5
Ademilde6

Resumo

O artigo em questão abordará transição da Administração Pública da Burocrática para a Administração Gerencial, bem como abordará de que maneira este tipo de administração influi no funcionamento da máquina Estatal.

Palavras-chave: Administração Pública. Gerencial. Planejamento. Estado.

Abstract

The Article will tackle the transition of Bureaucratic Public Administration for the Management Administration and will address how this type of administration influences the functioning of the State machine.

Keywords: Public Administration. management. Planning. State.

Introdução

O Estado brasileiro de 1822 a 1889 (monarquia) se caracterizou como patrimonialista liberal clássico. Esse modelo foi mantido no regime republicano até 1930. A nova república era oligárquica, elitizada, censitária. Da constituição de 1934 até Decreto-Lei 200 de 1967, predominou o modelo clássico de administração pública burocrática. A administração pública burocrática teve sua importância no que diz respeito a processos, ordem, mas o mundo evoluiu e o modelo ficou ultrapassado, necessitando de um novo modelo de administração. O Decreto-Lei 200 modelo 1967, constitui um meio termo entre a gestão burocrática e a administração gerencial. Corresponde a um conjunto de ideias contrárias às práticas burocráticas, e á baseada nos princípios da confiança, descentralização, flexibilidade orientação para o cidadão e busca por resultados. A administração pública gerencial preocupa-se nos resultados e é direcionada aos cidadãos, suas técnicas parecem muito com empresas privadas, onde a competitividade, contenção de gastos, a eficiência e a qualidade nos serviços prestados a sociedade são prioridades. A administração gerencial não desligou totalmente dos métodos burocráticos, apesar de ter avançado, mas seu apoio

Relacionados

  • Dialnet ImagensGeograficasDosCaminhosDaPesquisa 4734239
    6213 palavras | 25 páginas
  • relatorio diario fundamentos de enfermagem 2
    18793 palavras | 76 páginas
  • Estrutura organizacional
    85903 palavras | 344 páginas