Artigo PRODUTO FINAL CONTROLE DE QUALIDADE EM PRODUTOS LACTOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS LÁ graduanda em Farmácia, Centro Universitário São Camilo. E-mail: dianaringuierdepaulla@gmail.co, graduanda em Farmácia, Centro Universitário São Camilo.
E-mail: lorenatomazini@hotmail.co graduanda em Farmácia, Centro Universitário São Camilo.
E-mail: lamarangon@yahoo.com.br graduanda em Farmácia, Centro Universitário São Camilo.
E-mail:manurc-22@hotmail.com

Silvania Alves Ladeira,doutorando Engenharia de Alimentos, docente bromatologia orientadora, Centro Universitário sao camilo


INTRODUÇÃO
O Brasil possui uma extraordinária capacidade potencial a ser explorada que, se bem conduzida, pode contribuir para a crescente inserção sustentável dos agronegócios no mundo e para aumentar ganhos de bem-estar para a sociedade como um todo. Um dossetores que vem se apresentando extremamente importante, especialmente para os pequenos agricultores no que diz respeito à geração de emprego e renda para o meio rural, é o setor lácteo. Com esse aumento no sertot de agronenegocios empresas tem por objetivo aumentar a qualidade dos produtos lácteos, pois além de ter mais tempo de prateleira também é fundamental importância para a garantia da saúdedos consumidores. A qualidade pode ser avaliada através de determinações físicas, químicas, microbiológicas, sensoriais e provas de higiene. A composição química deve ser sempre analisada nos laticínios e nas indústrias em razão dos padrões mínimos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. [...] O conhecimento da composição química do leite é fator de suma importância paraa fabricação de produtos lácteos fermentados ou não. Existem vários métodos bem estabelecidos para as determinações físico-químicas dentre os quais aqueles adotados pela legislação vigente(ANVISA) como sendo oficiais (Brasil, 2003).¹
O monitoramento das características de produtos e processos pode ser implementado por meio de muitas ferramentas analíticas, entre as quais os métodosfísico-químicos destacam-se como rápidos e objetivos, se comparados, respectivamente, aos microbiológicos e sensoriais.²
Este trabalho tem como objetivo mostrar os métodos oficiais, que são os utilizados atualmente pra o controle de qualidade dos alimentos lácteos.


MATERIAL E MÉTODOS
O rastreamento bibliográfico foi executado através de sites de busca bibliográfica como o Scopus, SciELO, InterScience eoutras bibliografias de instituições ligadas ao objeto de estudo e alguns dados secundários, para complemento da análise, fazendo revisão de bibliografia sobre controle de qualidade produtos lácteos.

DISCUSSÃO ( PRODUTOS LACTEOS)

- LEITE
A qualidade do leite é definida pelos seguintes critérios, dentro da Constituição físico-química: Na composição do leite, constam a parte úmida, representadapela água, e a parte sólida, representada por dois grupos de componentes: o extrato seco total e o extrato seco desengordurado.
Extrato seco total - É representado pela gordura, açúcar, proteínas e sais minerais. Quanto maior esse componente no leite, maior será o rendimento dos produtos.
Extrato seco desengordurado - Compreende todos os componentes, menos a gordura (leite desnatado). Por lei,o produtor não pode fazer a remessa dessa fração do leite para a indústria. Apenas as indústrias podem manejá-la, por meio de desnatadeiras, destinando-a à fabricação de leite em pó, leite condensado, doces, iogurtes e queijos magros.
Gordura - É o componente mais importante do leite. O leite enviado à indústria deve conter, no mínimo, 3% de gordura. Na indústria, a gordura dá origem à manteiga,sendo o seu teor responsável pelo diferencial no preço do leite pago ao produtor.
Água - Maior componente do leite, em volume. Há cerca de 88% de água no leite. Se, de alguma forma, água for adicionada ao leite, o peso do produto será alterado sensivelmente. Logo, isso constitui uma fraude.
Densidade - É a relação entre peso e volume. Assim, um litro de leite normal pesa de 1.028 a 1.033...
tracking img