Artigo processos dialetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 DIALÉTICA SOCRÁTICA 5
1.1 DOUTRINA SOCRÁTICA SEGUNDO PLATÃO....................................................6
1.2 DIALÉTICA MODERNA.........................................................................................8
CONCLUSÃO............................................................................................................10REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Por vezes, pode-se pensar que a filosofia é algo bastante distante do cotidiano e que suas idéias e conceitos não exercem qualquer influência fora dos muros das escolas filosóficas. Trata-se de um pensamento errôneo, já que muitas vezes conceitos filosóficos são aplicados acontextos não-filosóficos. Um caso bastante paradigmático é o uso indiscriminado da palavra dialética.
O filósofo, para se dizer filósofo, tem que se valer da pergunta. Toda pergunta exige uma resposta. E a própria resposta dá origem a uma nova pergunta. Mas a pergunta do filósofo não é qualquer pergunta. É uma pergunta que visa à descoberta da verdade. Por isso, não se contenta com os pré-conceitos.Ele busca o conceito, retirando o verniz que esconde a realidade das coisas. Se perder este ímpeto, esta condição ou esta postura deixará de ser filósofo, para se apassivar aos acontecimentos. Nesse sentido, ele não deve querer saber muito, estar a par de tudo o que acontece, mas adquirir o poder de se concentrar num dado problema e tirar dele todo o conhecimento que for possível. Sócrates procurousanar suas dúvidas através do método dialético.
Esse artigo visa esclarecer o método dialético no qual Sócrates baseou seus pensamentos e através do qual abordava seus interlocutores visando demonstrar a ignorância a que todos estavam submetidos, além de relacionar a influência da dialética na linhagem de pensadores modernos. Para isso, serão utilizados livros históricos, artigos acadêmicos,sites, revistas e citações de pensadores que foram seguidores da doutrina dialética.

1 DIALÉTICA SOCRÁTICA

O método dialético de Sócrates está ligado à sua descoberta da essência do homem como alma (psyché) e tendo o modo consciente a despojar a alma da ilusão do saber. Como sistema de ensinamento usava o dialogo em sintonia com a razão para levar o interlocutor ao encontro da sua alma,fundamentalmente de natureza ética e educativa. 
Pode-se dizer que o método de Sócrates é dividido em duas partes; na primeira, feita a pergunta, ele procura mostrar ao interlocutor a insuficiência da resposta dada e mostra que estas são sempre preconceitos recebidos, opiniões subjetivas e não a definição buscada. A isto, dá-se o nome de ironia; por isso ele não era bem visto. A forma de levar oouvinte a dar conta de que não sabe aquilo que julgava saber e para melhor entender a si mesmo, era posta como finalidade de quebrar a solidez existente na própria pessoa. Desse pensamento deriva um de seus mais conhecidos pensamentos: ‘Só sei que nada sei’. 
Então na segunda parte, ele vai sugerir caminhos para que o interlocutor seja capaz de encontrar a resposta procurada a em si mesmo. O querecebe o nome de Maiêutica, pela arte de ajudar o interlocutor a se despojar de tudo aquilo que se diz saber e o que Sócrates fazia para conseguir desmascarar a pessoa e pôr a frente de sua vaidade, era uma das finalidades de seu método, a ironia, sendo uma espécie de reconhecer a sua própria ignorância. Mas, isto muitas vezes tinha uma aparência negativa e até mesmo revolucionaria para oscidadãos atenienses. 
Através da simulação, pode-se chegar a esses caminhos traçados por Sócrates, com a finalidade de discernir as aptidões, sendo este um método de análise crítica e sobre tudo um método pedagógico na busca pela verdade através do diálogo. Assim, o interlocutor é convencido do bem que o homem pode ter pela purificação da alma, aprendendo a filosofar e se cuidar com um estímulo...
tracking img