ARTIGO PRESERVACAO TUPANCIRETA OK

1368 palavras 6 páginas
PRESERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS E ARQUITETÔNICOS EM
TUPANCIRETÃ/RS
VILLANI, Monique1; NOGUEIRA, Bárbara Tatiane Martins Vieira 2; OLIVEIRA, Tarcísio
Dorn de3.

Palavras-Chave: Preservação. Patrimônio Cultural. Memória Urbana. Identidade Cultural

Introdução
Bens Culturais, de uma forma ampla, expressam a capacidade do ser humano de sobreviver ao meio em que vivem, constituindo um registro para a história local e das pessoas que interagem com estes bens culturais. Pode-se entender como exemplos de bens culturais todos e quaisquer objetos produzidos pela humanidade que de forma primordial expressem uma época ou contribuam para as transformações de uma sociedade. Assim, esses bens culturais, entendidos aqui como bens edificados, com significância arquitetônica em
Tupanciretã despertam o interesse e instigam a procura por mais informações sobre o lugar e a memória urbana. Representam a materialização da cultura da cidade, além de trazer em suas características e no estilo arquitetônico a história das pessoas, em um determinado momento, cabendo a cada geração valorizar e aumentar esse patrimônio, conservando-o para que faça parte da vida das futuras gerações.
Portanto, deve-se perceber o patrimônio edificado como um contínuo de artefatos, que proporcione a identificação das singularidades de uma determinada sociedade, em qualquer época, onde a valorização desse patrimônio, como herança de várias gerações ou como acervo, carregue consigo a história, a memória ou a identidade, pois devem ser preservados pela manifestação da consciência da população (SOUBIHE, 1992).
A memória urbana, em um contexto amplo, é tema destaque nas últimas décadas, pois a preocupação com a preservação e a conservação desses registros urbanos, nos diferentes contextos e suportes, justificam-se pela reflexão sobre o perigo de esquecer ou de perder tais registros que relatam fatos; sejam eles, arquitetônicos, históricos e/ou culturais relevantes para uma determinada sociedade.
Acadêmica do Curso de

Relacionados

  • 52 ARQ
    119877 palavras | 480 páginas
  • Plano de negocios gado de corte
    41672 palavras | 167 páginas