Artigo ponto eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Registrado Eletrônico de Ponto


RESUMO:
Este artigo trata de um sistema de ponto eletrônico que controla a frequência de funcionários, automatizando o processo de apontamento manual para um “relógio eletrônico. A implementação de um sistema como este, além de ser obrigatório pela legislação atual no Brasil, traz como benefícios a eliminação do trabalho manual na folha depagamento, facilitando a conferencia e garantindo segurança aos apontamentos. Portanto este estudo mostrará, o surgimento, as mudanças na legislação,e as vantagens e desvantagens deste sistema.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema Eletrônico. Legislação. Controle

1. INTRODUÇÃO
Na incessante busca pelo aumento da produtividade e da qualidade, as empresas buscam aperfeiçoar a cada dia a utilização do tempo pelosseus funcionários. O Sistema Registro Eletrônico de Ponto (SREP) mostra-se como uma ferramenta de essencial importância para a consecução dos resultados positivos, sobretudo pela agilidade, rapidez e precisão no controle da jornada de trabalho.
O site do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) no link de Fiscalização do Trabalho define SREP – Sistema de Registro Eletrônico de Ponto como oconjunto de equipamentos e programas utilizados para o registro eletrônico de ponto. Enquadram-se como SREP todos os casos em que sejam usados meios eletrônicos para identificar o trabalhador, tratar, armazenar ou enviar qualquer tipo de informação de marcação de ponto.
Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo mostrar como se deu a evolução das normas sobre o sistema eletrônico, bem comoapresentar como se procede ao seu funcionamento, alem de informar as consequências de sua utilização, principalmente em relação à administração condominial. A argumentação será dirigida para reforçar a tese de que com a implantação do sistema, as empresas terão melhor gerencia sobre seus funcionários, assim como, os próprios funcionários também terão melhor controle sobre suas jornadas de trabalho.Inicialmente o texto apresenta definições e uma visão histórica do registro da jornada de trabalho, seguido pela enumeração de todos os ordenamentos jurídicos pertinentes ao assunto. Em outro momento é apresentado o detalhamento do funcionamento do sistema e suas vantagens e desvantagens. Por fim são demonstrados os impactos da utilização do sistema eletrônico nas empresas, mais precisamente emrelação ao Condomínio Habitacional Blue Lake, situado no setor de clubes norte em Brasília-DF. Para preservar a integridade das informações, opta-se por atribuir um nome fictício ao condomínio.
2. REGISTRO DA JORNADA DE TRABALHO: VISAO HISTÓRICA
Regular o período de trabalho é algo essencial para o ser humano, seja pela ordem econômica, social ou biológica. Sua relevância é destaque no contextomundial, e pela importância a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 destaca no:
Artigo XXIV - Todo homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas. '' Fundamento Legal: Constituição Federal, CLT Capítulo II Artigos 57 a 75 e Lei 605/49.
No Brasil, a quem defina o período de trabalho  como jornada detrabalho;  outros, inclusive a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, preferem duração do trabalho. O fato é que de uma ou de outra forma, o empregado participa com suas funções na empresa sempre vinculadas a um período de horas.
O período pode ser presencial ou não presencial. Presencial quando o empregado exerce suas funções no local, modo e hora definidos. Não presencial quando o empregado exercesuas funções em local modo e hora não definidos. 
A exemplo da primeira situação é o exercício típico de um auxiliar de escritório, que tem endereço certo, função definida e horário de entrada, intervalo e saída pré-estipulados de trabalho. Para a segunda situação temos o motorista que pode não ter endereço certo e horário de entrada, intervalo e saída não definidos. 
Assim, chegamos a uma...
tracking img