ARTIGO LUIANE VERS O FINAL

5649 palavras 23 páginas
A importância das atividades lúdicas: Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental na escola MUNICIPAL MANOEL ALVES

Cláudia Patrícia Brito Gomes 1
Luiane Monica da Paixão Silva
Profª. Dulce de Almeida Torres 2
Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia

ellianerodrigues.fael@gmail.com flaviamaria.fael@gmail.com luimonica.fael@gmail.com
RESUMO

Este pesquisa objetivou coletar dados que demonstre a importância das atividades lúdicas na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e sensibilizar os professores do importante papel que os jogos e brincadeiras exercem no desenvolvimento da criança. A intenção é chamar a atenção dos educadores para a utilização dos jogos e brincadeiras como recurso pedagógico visando o pleno desenvolvimento das crianças através do brincar. A educação do educando é preocupação fundamental para a escola, hoje ela pode se empenhar no sentido de trazer e oportunizar os jogos educativos incentivando um aprendizado mais significativo, criando habilidades essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no processo educacional.

___________________________ Alunas do curso de Pedagogia da FAEL.
2 Pedagoga pela UNIVALE, Especialista em Educação a Distância, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, professora do curso de Pedagogia da FAEL.

Palavras-Chave: Lúdico, criança, jogos, escola, professor.

INTRODUÇÃO

A alfabetização é a etapa em que começa o processo de formação intelectual e pessoal da criança, que por sua vez se inicia na escola. Portanto, esse momento não deve ser marcado somente como mais uma fase de sua vida, as salas de aula deve estar sempre inovar para estimular os alunos.
A escola tem que facilitar a aprendizagem, valendo-se de atividades lúdicas, criando assim um ambiente alfabetizador favorecendo o método de aquisição da autonomia da aprendizagem, visto que as atividades lúdicas

Relacionados

  • apostila orientacoes
    12168 palavras | 49 páginas