ARTIGO Literetura Infanto Juvenil

3371 palavras 14 páginas
Apresentação de Novos Paradigmas no Conto de Fadas por meio da Paródia em “História meio ao contrario”.

Lucimara Felipe de Souza (Universidade do Grande ABC)

Resumo: Este artigo tem como intenção mostra que a literatura infanto-juvenil contemporânea se usa do conto de fadas para fazer conhecer aos seus leitores novos paradigmas por meio da paródia.

Palavras-chave: paródia; contos de fadas; novos paradigmas

Abstract: This paper will show, that the childish and juvenile contemporary literature to make use of fairy tale for that your reader know news paradigms through of parody.

Key-words: parody, fairies tales, news paradigms

Introdução

Os tradicionais contos de fadas se caracterizam, principalmente, pela fantasia trazida por fadas, príncipes encantados, princesas em perigo, etc., e por suas aventuras que são, em sua maioria, motivadas pela conquista da amada. Contudo na literatura infanto-juvenil, contemporânea, as problemáticas trazidas pelos “novos” contos de fadas vão além da relação homem-mulher, transitam por diversos campos como, por exemplo, o da política, e trazem inclusive uma nova visão do “final feliz”, que deixa de ser fixo e passa a ter opções. Diante dessa realidade, escolhemos a obra “História meio ao contrário” de Ana Maria Machado como objeto de nossa pesquisa que tem como objetivo o estudo do rompimento de paradigmas nos contos de fadas por meio da paródia. Esta obra foi escolhida, pois desde sua denominação se propõe a “desmontar” e reinventar o tradicional conto de fadas, por meio de novos paradigmas apresentados em forma de paródia.

Deformação de antigos paradigmas.

A escolha da paródia para nosso estudo se dá, pois dentro dos processos que promovem a intertextualidade é o modo que deforma o modelo anterior e reconstrói um novo modelo com novos paradigmas, segundo Corralim p.53. “Se deformar¹ significa alterar a forma de, tornando-a deforme (isto é, sem a forma primitiva; deturpada), inferimos

Relacionados