Artigo - intertextualide na publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PUBLICIDADE E INTERTEXTUALIDADE: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA RELAÇÃO

Rodrigo Maranhão (Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP)

Resumo:
Esse trabalho trata da relação entre a intertextualidade e a publicidade. O estudo busca responder qual a influência desse tipo de técnica em um anúncio, no que interfere, e qual a segmentação de público-alvo que ela causa. A ideia éque o estudo torne mais claro em que circunstâncias usár essa ferramenta em uma propaganda. Para isso, é acentuada qual a essência de um anúncio publicitário de acordo com obras literárias que tratam de propaganda, e definido o que vem a ser intertextualidade baseado nos livros Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin e Paródia, Paráfrase e Cia – em seguida é feita umaanálise da página do Youtube de um comercial do Novo Golf que dialoga com o filme Forrest Gump – O Contador de Histórias.

Palavras-chave: Intertextualidade; publicidade; influência.

INTRODUÇÃO:

O objeto de estudo dessa pesquisa é a relação entre a intertextualidade e a publicidade no que se diz respeito à segmentação de público-alvo e os fatores positivos e negativos de seu uso – é importanteressaltar que existem muitos tipos de propagandas intertextuais; como aquelas em que duas empresas concorrentes fazem comerciais em resposta a outra, de forma provocativa. Mas esse artigo tem a intenção de considerar apenas as que se apropriam de outro texto, outra história para fazer uma nova associação.
As propagandas que utilizam da intertextualidade apenas são compreendidas por quem já tem abagagem de conhecer o texto com o qual o anúncio dialoga. Isso segmenta o público-alvo do anúncio para o próprio público-alvo do texto dialogado? Um consumidor potencial que não tem afinidade com o texto dialogado acaba perdendo automaticamente a afinidade que poderia ter com o produto anunciado? Ou o uso da intertextualidade só interfere na compreensão do texto do anúncio?
As hipótesesemergidas como tentativas de resposta aos problemas são: O uso da intertextualidade muitas vezes já objetiva segmentar o público-alvo para que o consumidor potencial se encante pelo anúncio da mesma forma como se encantou pelo texto dialogado. Em outros casos, o texto dialogado é tão conhecido que o anunciante pressupõe que seu uso não interfira na incompreensão do texto, colocando o personagem no mesmopatamar que um cachorro, por exemplo: Uma figura de conhecimento popular, mas que alguns têm afinidade e outros não, e assim podem explorar suas características.
A intenção dessa pesquisa é esclarecer as influências do uso da intertextualidade em um anúncio publicitário. Tornar conhecidos os riscos do uso dessa ferramenta, como também suas vantagens, com a finalidade de fazer com que a exploraçãode características e personagens intertextuais seja segura e estratégica, e não apenas um recurso criativo que chama a atenção, mas não traz o real resultado esperado: A compra do produto.
Percebe-se a intensa quantidade de propagandas consideradas criativas, mas que não cumpre sua função: vender. A intertextualidade muitas vezes é responsável por ótimos trocadilhos e sacadas geniais, mas seuuso pode causar incompreensão e segmentação do público-alvo. A relevância desse estudo está em justamente desvendar como o uso da intertextualidade pode ser um fator puramente positivo.
Os recursos utilizados para a produção dessa pesquisa são além de uma descrição básica do processo de criação de uma campanha e do estudo do que realmente influencia o consumidor-potencial, a explanação do que é aintertextualidade, baseado na definição presente no livro Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin e na obra Paródia, Paráfrase e Cia, e como isso se relaciona aos anúncios publicitários. Em seguida, é analisado um exemplo de anúncio de intertextualidade, e através de comentários do Youtube e da definição do objetivo de uma propaganda, será concluído qual o resultado do...
tracking img