ARTIGO DOSSIE RCPC ALUNAS POS

1573 palavras 7 páginas
dossiê

Parada cardiorrespiratória: suporte básico de vida de acordo com as novas diretrizes 2010
Érika de Azevedo Leitão Mássimo
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UFMG. Mestre em Enfermagem pela UFMG. Coordenadora do Curso de
Enfermagem da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais.

Talline Arêdes Hang-Costa
Enfermeira. Pós- Graduanda em Terapia
Intensiva pelo Centro Universitário UNA.

Hercília Najara Ferreira Souza
Enfermeira. Pós-Graduanda em Terapia
Intensiva pelo Centro Universitário UNA.

Este estudo objetiva descrever a técnica de atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR), para adultos considerando as novas diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar da American Hearth Association (AHA) 2010.
As novas diretrizes para RCP no adulto como principal mudança recomendam a alteração da sequência de procedimentos de Suporte Básico de Vida de A-BC (via aérea, respiração, compressões torácicas) para
C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração).
Além de destaque para a precocidade das intervenções e compressões torácicas eficazes e de qualidade.
Com isso a atualização do profissional de saúde para atendimento à vítima em PCR requer a compreensão das alterações propostas pelas novas diretrizes 2010 e se torna indispensável considerando que a detecção precoce e as intervenções eficazes e de qualidade podem influenciar no prognóstico da vítima de PCR.
Descritores: parada cardiorrespiratória, enfermagem, ressuscitação cardiopulmonar;,assistência de enfermagem, atendimento de emergência pré-hospitalar.

parada.indd 31

Introdução
Parada Cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada pela ausência de responsividade, apneia ou respiração agônica e ausência de atividade mecânica cardíaca, confirmada por pulso não detectável 1,2. A abordagem de tal situação requer dos profissionais de saúde agilidade para identificação e intervenção precoces sendo estes fatores determinantes do prognóstico dos pacientes em PCR2,3.
Para a reversão da PCR um conjunto de

Relacionados