Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE FACELINSTITUTO IMPARCURSO DE COMPLEMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA POLÍTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICAPROFA. MARIA EUNICE DE MELO FRANCO DE OLIVEIRA |
PILARES, SABERES E UM DEBRUÇAR SOBRE A EDUCAÇÃO DO AMANHÃ |
RICARDO ALMEIDA DE PAULA |
|
|
|

|

BRASÍLIA
Setembro/2011

Pilares, saberes e um debruçar sobre a educação do amanhã

Ricardo Almeida de Paula

Ostrabalhos da Comissão internacional da UNESCO resultaram no relatório intitulado Educação- um tesouro a descobrir, também conhecido como relatório Jacques Delors, por ter ele coordenado e ter sido o organizador das atividades deste em sua longa duração (1993 a 1996). Este documento enuncia quatro pilares para educação do século XXI:
Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deveorganizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmenteaprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. É claro que estas quatro vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta. (DELORS, 1998, p.89-90)

Delors ao fazer esse enunciado aponta como principal conseqüência da Sociedade do Conhecimento a necessidade uma aprendizagem ao longo de toda vida fundada emquatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e da formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação.
Nesse aspecto o relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, Educação: um tesouro a descobrir, traz uma análise considerável a respeito do desenvolvimento da sociedadeatual, suas tensões marcadas pelo processo de globalização e modernização, como a convivência com a diferença, a necessidade da convivência pacífica e, relacionada a todas essas questões, a educação. São explicitadas reflexões sobre os rumos da educação na sociedade do século XXI, pistas, recomendações, objetivos e metas. Dentre essas reflexões, ressalta-se a discussão sobre os quatro pilares daeducação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos), o conceito de educação ao longo de toda a vida e as articulações que se desenvolvem entre esses e as exigências da sociedade capitalista, em globalização. São pilares que se relacionam ao raciocínio pós-moderno de Lyotard para quem o saber “não se entende apenas, é claro, um conjunto de enunciados donativos; a elemisturam-se as idéias de saber-fazer, de saber-viver, de saber-escutar, etc” (LYOTARD, 1986, p. 36).
A educação ao longo de toda a vida se refere à mudança da noção de qualificação, pautada em uma formação única para a noção de competência, que se relaciona a uma formação dinâmica, flexível, condizente com a ênfase atual no trabalho em equipe, na capacidade de iniciativa, na valorização detalentos e aptidões. Essa mudança advém da “desmaterialização” do trabalho que exige, além da técnica, a “aptidão para as relações interpessoais” (DELORS, 1998, p. 95) .
A concepção de educação permanente é retomada da sua versão original, segundo as discussões mundializadas, e ampliada no sentido de ir além das reciclagens profissionais, o que compreende a educação ao longo de toda a vida, trazendooportunidade de conhecimento àqueles que já se encontravam fora da idade escolar tradicional. Embora não tratando especificamente do conceito de educação permanente, ou, nos termos do Relatório, educação ao longo de toda a vida, Lyotard compactua dessa idéia ao ressaltar a necessidade do ensino romper o tempo de aprendizagem institucional tradicional, atendendo a jovens e adultos durante toda a...
tracking img