Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Cícera Martins de Souza
Edson Marinho da Cruz Filho
Everton dos Santos Camargo
Leonardo dos Santos Almeida
Rebeca Correia Machado da Silva

Curso de: Administração de Empresas
Pólo: COC – Araçatuba
Orientadora: Professora Mestranda Andréa Cristina Silvestre

RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar como está sendofeito a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, apresentar as dificuldades na adequação e adaptação do ambiente organizacional tanto por parte da empresa quanto por parte do deficiente físico, mostrar a importância dos mesmos, apesar de suas limitações e também apresentar de um modo geral os benefícios de contratá-los.
Palavras- chave: Deficiente físico, inclusão, adaptação no ambiente detrabalho


INTRODUÇÃO
Mesmo com a legalização da cota para inclusão do deficiente no mercado de trabalho ainda há muita dificuldade na contratação dos mesmos. O mercado busca profissionais qualificados, onde mesmo com suas deficiências poderão suprir as necessidades dos cargos disponíveis, porém, os deficientes por enfrentarem muitas dificuldades devido à locomoção, preconceitos e tantas outraslimitações acabam não conseguindo ter uma formação acadêmica favorável.
O tema desenvolvido é para que se possa analisar e definir soluções para a inclusão do deficiente no ambiente de trabalho e ao mesmo tempo suprir a necessidade da empresa com o cumprimento de suas funções. Sobre a organização, serão analisadas as adaptações necessárias para propor ao funcionário deficiente uma melhorcondição de trabalho e também alçar crescimento dentro da mesma.

1. LEGALIZAÇÃO SOBRE INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
A preocupação com os direitos dos deficientes e a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho levou o Governo a sancionar leis para prevenir, preservá-los e ajudá-los a usufruir de uma vida digna mesmo com suas limitações.
É possível dizer que a constituição de 1988 oportunizou acriação de leis que asseguravam a cidadania do povo brasileiro no geral, porém, foi em 1989 que foi criada a mais importantes das legislações que tratam de deficientes, sendo esta a Lei Federal de n. 7.853 de 24 de Agosto. Posteriormente esta lei foi regulamentada pelo Decreto 3298. Nessas legislações podemos encontrar a classificação das deficiências, tais como, Deficiência Física, DeficiênciaMental, Deficiência Visual, Deficiência Auditiva e Deficiência Múltipla (PELLEGRINELLI, 2011)
Em 1991, a Lei de Cotas 8.213 Art. 93 obriga as empresas que possuem acima de cem funcionários a preencherem seus cargos com portadores de deficiência, o percentual exigido varia pela quantidade de empregados que a organização possui, sendo até 200 funcionários exigido 2%, de 201 a 500, 3%, de 501 a1.000, 4% e acima de 1.000 funcionários 5%. (DEFICIENTEONLINE.COM.BR, 2012)
Aos resistentes, o Ministério do Trabalho e Emprego pode propor ação pleiteando o preenchimento da vaga, sem prejuízo da multa, que varia de R$ 1.101,75 a R$ 110.174,67. (SILVA, 2012)
A finalidade da lei de cotas é gerar igualdade e favorecer a empregabilidade do deficiente físico. Pode-se dizer que “os fins justificam osmeios”. Para quebrar o preconceito é preciso dar oportunidades para as pessoas com deficiências mostrarem suas capacidades. Aos poucos a contratação destes profissionais será tratada não como uma obrigação legal e sim como uma responsabilidade social, possibilitando um crescimento da empresa através de sua capacidade de superação. (BAARS, 2009)
2. INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NO AMBIENTE DETRABALHO
A inclusão do deficiente é um processo gradativo, pois, primeiramente o portador de deficiência precisa aceitar-se com suas dificuldades e esforçar-se para não deixar de investir em sua vida tanto particular como profissional.
Ainda existem empecilhos das empresas em se adequar às limitações do deficiente, adequações essas que são essenciais para o desenvolvimento das futuras funções a...
tracking img