Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARATE PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN:
uma análise da metodologia de ensino.

MULLER, José Nelson.

RESUMO
O objetivo deste estudo foi pesquisar a metodologia de ensino do Karate para pessoas com síndrome de Down. Nossa intenção não é descartar qualquer modelo de ensino já existente, mas sim, buscar evidenciar uma nova proposta que tenha como foco as pessoas com necessidades especiais.Buscando relacionar Karate/Educação física, procuramos entender a origem do Karate e as características dos Downs, deixando clara a importância do Professor de Karate possuir uma formação acadêmica em Educação Física. Este estudo é compilado de diversos artigos literários, de modo que através de pesquisa bibliográfica qualitativa e de predominância descritiva, pudéssemos encontrar novas diretrizespara elaborar um plano de ensino do Karate principalmente as pessoas com síndrome de Down.
Palavra-chave: Karate, síndrome de Down.

ABSTRACT
The objective of this study went research to methodology of teaching of Karate for people with Down syndrome. Our intention is not to already discard any teaching model existent, but yes to look for to evidence a new proposal that has as focus thepeople with special needs. Looking for to relate Karate/Physical Education, we tried to understand the origin of Karate and the Downs characteristics, leaving clear the importance of the Teacher of Karate to possess an academic formation in Physical Education. This study is compiled of several literary goods, so that through qualitative bibliographical research and of descriptive prevalence, we couldfind new guidelines to elaborate a plan of teaching of Karate mainly the people with Down syndrome.
Key Words: Karate, Down syndrome.

1. INTRODUÇÃO
De acordo com Araújo (1998), o termo P.N.E. Pessoas com Necessidades Especiais, atribui-se via de regra, a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, queapresentem em suas capacidades físicas ou mentais alguma forma de anormalidade.
Para a finalidade deste estudo estaremos abordando a síndrome de Down, pois no contexto geral P.N.E., atribui-se a deficientes visuais, físicos, auditivos, mentais, etc. Ministrar aula de Karate para pessoas com síndrome de Down, envolve vários aspectos pertinentes a licenciatura em Educação Física, dentre eles,citamos: a metodologia, o planejamento, a didática, a pedagogia e o sistema de avaliação.
De acordo com Brasil (1998), a Lei Federal nº 9696/98, dispõe que qualquer atividade física, inclusive o Karatê, seus técnicos, instrutores e preparadores físicos devem ser portadores de diploma de graduação em Educação Física ou comprovarem o exercício da profissão de pelo menos três anos antes da publicação damesma. Segundo Gonçalves Junior & Drigo (2001), são raros os cursos de graduação em Educação Física que possuam em sua grade curricular alguma disciplina relacionada às lutas. No entanto, a Educação Física adaptada já se faz presente em várias instituições de ensino superior.

Entretanto, cabe ao professor, ao orientador do trabalho de Educação Física e de esportes, avaliar previamente onível de conhecimento e de desempenho de seus alunos e, a partir daí, com base no seu contexto social e cultural, selecionar e planejar as atividades mais apropriadas para suas turmas (FLOR, 2007 pg 8).
Para que se possa efetuar uma avaliação física e psicológica de um aluno, o profissional deve dispor de conhecimentos científicos e este estudo visa contribuir para a melhora da interação entreteoria e prática dos Professores de Karate para com o aluno com síndrome de Down, buscando aperfeiçoar os conhecimentos dos processos educativos envolvidos nesta arte marcial.
Para Brasil (2002), uma das características da síndrome de Down é afetar o desenvolvimento psicomotor. Molari (2008), ressalta que através da prática do Karate, as pessoas com SD descobrem suas potencialidades corporais e...
tracking img