Climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos dias 26 e 27 do mês de Maio, ao realizamos uma pesquisa de campo na Serra de Caldas, nas proximidades da sede do PESCAN (Parque Estadual da Serra de Caldas Novas), onde foram instalados três postos de coleta de dados. Um entre, o museu e o alojamento (Posto alojamento), 17º 46’ 06” S – 48º 39’ 31” O, altitude 740m, o segundo na mata fechada (Posto cascatinha) 17º 46’ 12” S – 48º 39’ 31” O,altitude 767m, e o terceiro foi instalado no mirante (Posto mirante) 17º 46’ 26” S – 48º 39’ 58” O, altitude 878 m. Observamos o comportamento microclimático da região, as observações iniciaram-se por volta das 11h30minh do sábado, e terminaram por volta das 10h00minh do domingo, sendo os intervalos de coletas de dados seguidos criteriosamente de hora em hora em três postos instalados pela equipe emáreas distantes e apresentando características diferentes, como altitude e vegetação, fatores que julgamos essenciais para a fundamentação teórica de nossa pesquisa.

As condições climáticas dos dias pesquisados podem ser consideradas como tempo atmosférico estável, pois os dados coletados comprovaram ao longo do período de observação que as variações foram padrões para uma condiçãoatmosférica de estabilidade, sem a ocorrência de alterações significativas de um período para outro. Pois observamos que elas seguiram a influencia da radiação solar em seus níveis de alteração, período mais quente no meio da tarde e mais frio próximo ao crepúsculo. As cartas atmosféricas dos dias 26 e 27 comprovam os dados observados e classificados como estáveis e calmaria em relação ao deslocamento deventos e ausência de massas de ar, prevalecendo ao longo da manhã do dia 27 uma névoa seca com nuvens cirrus que dispersaram se ante a presença dos raios solares matutinos, restabelecendo a situação de estabilidade do dia anterior. Os deslocamentos de ar observados eram pequenas brisas de pouca intensidade os maiores deslocamentos observados no posto do mirante foi de 7,8 m/s as 10h00min do dia 27,outro fator observado foi a alteração da umidade do ar, que nos períodos de maior incidência solar e retenção do calor atmosférico foi reduzida em mais de 100% do valor observado na madrugada, mínimo de 33% e máximo de 82%. Esta variação, porém, no posto da mata da cascatinha não foi tão significativa, mínima de 58% e máxima de 91%, se comparada ao anterior. Já no posto de observação do alojamentoos valores aproximaram se dos dados coletados no mirante, com mínima de 40% e máxima de 87%. Tais diferenças observadas estão relacionadas a presença da vegetação abundante no posto da cascatinha, que impedia o ar atmosférico e o solo de uma exposição direta da radiação solar.
Por estes e outros dados observados e constatamos uma co-relação entre a variação de temperatura do ar e do solo etambém da umidade do ar, percebemos que são fatores que interagem dentro de um sistema, e possuem uma relação de proporcionabilidade, que as unem e a relação de uma para com a outra são os fatores de estabilidade ou instabilidade, equilíbrio ou desequilíbrio do tempo atmosférico em um determinado período.
Podemos notar em nossas medições durante o trabalho de campo, que a amplitude térmicaencontrada nos três postos de medição, mesmos sendo retiradas em locais relativamente próximos, existe uma diferença considerável, graças a uma diversidade de fatores que influenciam no comportamento dos elementos dessa medição. Como as condições do tempo eram as mesmas, devemos levar nossa escala de analise para a topoclimática, para podermos analisar com maior precisão.
No posto 1 (Alojamento)próximo ao acampamento, tínhamos como fatores de diferenciação e influencia a baixa altitude, por ser na parte de menor elevação da Serra de Caldas, ocasionando com isso juntamente com a vegetação, que impede a circulação do ar, causando um sistema de abafamento durante o dia e aumentando os valores dessa medição. Já durante a noite, como o ar frio é mais denso e mais pesado ele faz com que os...
tracking img