Artigo cientifico

1 - RESUMO

David Hume é um dos principais representantes do Iluminismo britânico. Embora tenha ido para a história como um dos fundadores do empirismo, que não deve obscurecer as importantesreflexões de Hume sobre questões práticas: ética (é claro), mas também a religião da política e história.
Hume define Moral como aquelas qualidades que são aprovadas, em quem querem elas acontecem estare por virtualmente todo mundo, Hume se dispõe a descobrir o fundo ou base mais ampla das aprovações. Essa base ele a encontra, como ele encontra as bases da crença, nos "sentimentos" e não nos"conhecimentos". As decisões morais são baseadas em sentimento moral.


Palavras chave: Ética e Moral (David Hume) .

2 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho a ser apresentado à disciplina Filosofia temcomo objetivo abordar os vocábulos ética e moral sob um enfoque filosófico um tanto prático, onde irá procurar delinear as suas diferenças e principalmente a interligação entre ambas, mostrado oquanto ambas estão ligadas em nosso modo de agir e pensar.

A sociedade moderna está vivendo um progresso tecnológico jamais imaginado que ultrapassa as previsões dos mais perspicazes, o queleva o homem contemporâneo a agir com uma certa angústia, o que acaba por afasta-lo do real, do que é certo ou errado, e até mesmo da auto-realização, ameaçando a integridade e a diginidade do serhumano, a agir sem moral, sem ética. É importante dizer que as idéias, as normas e as relações sociais nascem e se desenvolvem em correpondência à necessidade social desenvolvida, que está semprevisando garantir uma determinada ordem social, regulando desta forma as ações coletivas e individuais.



Hume é um dos principais representantes do Iluminismo britânico. Embora tenha ido para ahistória como um dos fundadores do empirismo, que não deve obscurecer as importantes reflexões de Hume sobre questões práticas: ética (é claro), mas também a religião da política e história. Portanto, a...
tracking img