Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERA UMA VEZ: O INCENTIVO DA LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS1
Thiago Maciel Morais2

RESUMO: A literatura de um modo geral possui uma abordagem que possibilita ao seu leitor exercitar seu imaginário, a criatividade e senso crítico á respeito do texto lido. Logo, ao se tratar da literatura infantil estas características também devem ser trabalhadas, possibilitando á criança, umaaprendizagem mais rica de detalhes e condizentes com o ambiente em que vive. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar este estilo literário através dos contos de fadas e a relevância que o mesmo possui no desenvolvimento deste pequeno leitor/ouvinte. Para isso o método utilizado é o bibliográfico, que através de estudos realizados por vários autores busca respaldo científico sobreo tema, podendo-se observar a importância do mesmo na área de educação. Onde o resultado obtido mostra que o incentivo da literatura infantil deve ser trabalhado e que o conto de fadas serve de mediador da criança com o mundo, auxiliando na construção de um ser humano mais critico, autônomo, com a formação de valores e morais iniciais condizentes com a realidade.
Palavras-chaves: Literaturainfantil, contos de fadas, desenvolvimento.

INTRODUÇÃO
A criança, vista como um ser humano em constante processo de mudança necessita encontrar caminhos que pouco a pouco a ajudem na exploração que vai realizando do mundo ao seu redor. Seguindo este contexto, os contos de fadas e fábulas surgem como um suporte à estas dificuldades, porque trazem consigo noções do bem e mal, bom e ruim, feio ebonito, certo ou errado, com histórias que fogem da realidade, conseguindo trabalhar o inconsciente do pequeno ouvinte/leitor, auxiliando na sua formação de identidade, facilitando a ela o entendimento de valores básicos à conduta humana ou convívio social.
A literatura infantil então, ao trabalhar o lado cognitivo, afetivo, cultural e social, possui em suas obras literárias o intuito de promover aaprendizagem e desenvolvimento através da leitura, onde os personagens fictícios encontrados com riqueza de detalhes nas fábulas e contos mais do que fascinar, colaboram para a constru-

ção de um sujeito que reflita com o meio em que vive.
A pesquisa busca como base principal o estudo científico, discorrendo sobre o assunto, através de acervos literários que tratem do mesmo, dando embasamentoteórico com auxílio de livros, pesquisas em revistas científicas e/ou digitais, artigos, dissertações e mestrados publicados que servem para se ter uma ideia melhor a respeito dos trabalhos e opiniões já realizadas sobre o tema.
Sendo o mesmo complexo por envolver uma análise geral da literatura infantil através dos contos de fadas no universo infantil, trazem consigo resultados apenasprováveis, caracterizado como uma pesquisa exploratória, pois na afirmativa de Gil (2007) tem como principal fundamento desenvolver e modificar muitos conceitos e ideias, podendo haver estudos posteriores, além de proporcionar uma visão geral, de tipo aproximativo, a respeito do tema analisado. De abordagem então qualitativa por envolver conceitos subjetivos e muito singulares para cada idoso pesquisado,onde conforme Minayo (1994), responde á questões muito particulares, trabalhando com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes.
Dessa forma, o presente artigo mostra o quão necessário se faz o incentivo deste segmento literário nos vários ambientes em que este pequeno cidadão está inserido, deixando em evidência a literatura infantil como agente mediador do seuleitor ou ouvinte com o mundo.

1. A Literatura Infantil e suas principais características

Segundo Freitas (2009), na Idade Média não existia a “infância” e não se escrevia para as crianças, portanto, não havia livros direcionados a elas. Foi apenas durante a idade moderna, devido às mudanças ocorridas na estrutura da sociedade e a ascensão da família burguesa, que surgiu o sentimento de...
tracking img