Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO DE UMA EMPRESA


RESUMO



O presente artigo visa discorrer acerca da Importância da Liderança na organização. A fundamentação teórica trata de assuntos relativos à Liderança empresa, como pode ser modelada de acordo com seu fluxo de atividades, e os processos responsáveis pelo seu desenvolvimento adequado. Trata-se de um trabalho de revisão compesquisa bibliográfica. Após as diversas pesquisas constatou-se que o recurso humano é a ferramenta principal comandando as demais ferramentas. A relação entre todas as pessoas motivadas pela liderança determina a eficácia da empresa e ainda possibilita a oportunidade ao profissional de administração entender que o desempenho da empresa está ligado à liderança que seus funcionários estão sendoinfluenciados durante suas atividades diárias. A Liderança nas empresas é uma das melhores abordagens para se analisar o mercado, estabelecer objetivos consistentes, estratégias competitivas bem formuladas e programar ações. Tudo feito para obter diferenciação frente à concorrência e garantir lugar de destaque num mundo de negócios, cada vez mais competitivo, através de funcionários motivados prontospara trabalhar em equipe e para a sua empresa. A partir deste trabalho é possível direcionar várias teses de modelos de Liderança, bem como seu desempenho. O desempenho da Liderança no século XXI.

Palavras-chave: Desempenho, Liderança, Recursos Humanos.



1 INTRODUÇÃO

. A liderança em tempos modernos não tem sido tarefa fácil, pois exige paciência, comprometimento, respeito,disciplina onde a organização é constituída por pessoas de diferentes culturas.
A liderança tem um papel fundamental para a gestão na organização, em que o processo de dirigir e influenciar estão relacionados às tarefas desenvolvidas por outras pessoas. O líder é responsável pela realização dos objetivos da organização, que devem ser claros e definidos. Ele planeja o trabalho e depoistrabalha o seu plano com a participação de seus subordinados.
Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. É a realização de metas por meio da direção de colaboradores. Em grande parte, a capacidade de liderança é que está em foco quando se avalia o sucesso ou fracasso dos outros, na realização dos objetivos administrativos.A liderança recebe bastante atenção, pois a capacidade de liderar é importante e sua eficácia depende do efeito sobre o desempenho da tarefa e a satisfação do influenciado, seja ele indivíduo ou grupo.
Saber reter talentos é um dos atributos de um Líder, e criar novos desafios é uma das condições para o constante desenvolvimento do colaborador dentro da organização.
Um Líder podeajudar as pessoas na obtenção de novos conhecimentos, no desenvolvimento de novas habilidades e na busca do aprendizado constante, por isso é preciso ter visão, comprometimento, comunicação, integridade, confiança e intuição.
A liderança é um aspecto importante dentro de uma empresa, pois assume um papel chave em termos de criação da competência em suas equipes. A capacidade de liderarocupa uma posição de poder que têm condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico, ou seja, a função da liderança é influenciar as pessoas em suas atividades para que tenham a devida motivação para por em prática os propósitos definidos pela estratégia e estrutura nas funções executivas.
Os processos sociais e comportamentais da motivação e daliderança estão interligados, e, para a realização total de um líder, não é suficiente atingir os objetivos pré-estabelecidos. É necessário que as ações desenvolvidas pelos seus subordinadores sejam executadas com vontade, comprometimento e, principalmente, com a satisfação de dever cumprido.
A figura humana do líder tenta entender quais comportamentos, traços de personalidade, habilidades,...
tracking img