Artigo Cientifico Alexandre Puls do Amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto



ENGENHARIA DE REQUISITOS E PROCERGS

Alexandre Puls do Amaral*




RESUMO
Este trabalho propõe-se a avaliar os benefícios, dificuldades e elementos inseridos na adoção de Engenharia de Requisitos na PROCERGS, citando experiências vividas e perspectivas de como isso pode melhorar a vida da companhia. Dentro deste contexto, abordará também a utilização da Ferramenta Redmine.

Palavras-chave:Engenharia de Requisitos, Redmine, Procergs.







1 Introdução
De acordo com Sommerville (2003), um produto de software é obtido por meio de um conjunto de atividades e resultados associados, conhecidos como processos de software. Uma das atividades destes processos é a especificação de requisitos, que, se não for feita de modo correto, tem grandes chances de levar o processo de desenvolvimentodo software a falha parcial ou total do projeto.
A finalidade deste artigo é avaliar, de forma construtiva, os benefícios da adoção de Engenharia de Requisitos na PROCERGS sob o ponto de vista dos funcionários da empresa e pós-graduandos do curso de Engenharia de Software – Ênfase em Soluções de Governo da Universidade de Santa Cruz do Sul. O tema abordado faz parte da disciplina número 22043 -Engenharia de Requisitos: Desenvolvimento e Gestão de Requisitos. Serão postos em prática os conhecimentos adquiridos durante a disciplina e a experiência de cada funcionário nos seus respectivos projetos na empresa, apontando sugestões de melhorias que poderiam ser implementadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de software hoje utilizado na empresa.

2 Engenharia de Requisitos ePROCERGS
A PROCERGS é uma empresa de âmbito estadual e como tal, atende as mais diversificadas necessidades de soluções de TI. Além do largo espectro de clientes, temos algumas diferenças importantes com relação a iniciativa privada:
a) estamos sujeitos a constantes trocas de governo (e eventualmente troca de gestores que suportam os processos de implantação ou melhora)
b) histórico engajamentomenor do que o da iniciativa privada
c) Apesar dos valores envolvidos nos projetos por vezes serem altos, como tratam-se de órgãos de governo, a parte financeira pode não ser a fundamental.
Atualmente há um forte movimento para a utilização de metodologias ágeis, que vem crescendo e se fortalecendo, porém há que ser considerado que cada projeto/sistema tem suas características, sejam funcionais oucapacidade de recursos humanos disponíveis. Por exemplo: não faz sentido manter um Kanban e/ou todas as cerimonias ágeis em equipes onde temos apenas uma ou duas pessoas. Temos muitos sistemas legados, em tecnologias de grande porte e desenvolvidas em épocas que a documentação era considerada menos relevante. Isso deve-se também a pouca rotatividade e pouquíssima entrada de pessoal novo naempresa., o que começou a mudar apenas recentemente. Por um longo tempo discutiu-se a remodelação da MDP (Metodologia de desenvolvimento Procergs) e após muitos debates e discussões finalmente chegou-se um modelo padrão mais atualizado de desenvolvimento de sistemas, este movimento aconteceu juntamente com o início da aplicação de metodologias ágeis e certamente foi influenciada por ela.
Independente doambiente onde o desenvolvimento está sendo feito, a engenharia de Requisitos pode proporcionar-nos certamente vantagens. Segundo o Chaos 2004 Survey results, dentre as 3 maiores causas de fracassos nos projetos, duas estão relacionadas com especificação de requisitos. Então, utilizar mais tempo na especificações de requisitos, eleva consideravelmente as chances de sucesso e reduzirá com certeza oretrabalho e o investimento que teria que ser feito se o erro fosse detectado nas fases posteriores.
A especificação de requisitos nem sempre é fácil de ser feita de maneira clara para ambos (cliente e desenvolvedor) pois o domínio do problema normalmente está na parte do cliente e chegar a este entendimento é fundamental para que a solução seja a melhor possível. Uma vez documentadas as...