Artigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Casinha- Vilanova Artigas

A casinha como ficou conhecida , construída em 1942 , foi a primeira casa do arquiteto criada para si , sendo esse o grande motivo segundo Artigas pelo qual teve umaliberdade para projetar algo diferente das formas da época .
Neste projeto , apesar da sua simplicidade e, uma importância relativamente pequena comparada à projetos anteriores , é considerável aruptura que houve entre a planta da casa paulistana e à relação estrutural colonial.
O arquiteto destacava três pontos propostos de mudanças nesse projeto , sendo eles :
-implantação
-tratamento dasfachadas
-distribuição interna
... Libertei-me da planta porque a cozinha passou a se integrar na sala. Marcou uma nova fase em todo tratamento volumétrico daquilo que podia se chamar fachada, porquea fachada desapareceu.
Transferi algumas vivências minhas, de menino paranaense, do sul do Brasil , que tem sala e não sabe para quê . A convivência da família brasileira era na cozinha. Enquanto nasala tradicional paulista , a sala de jantar se dirige na direção do ‘living-room’ , pelo processo de transformar duas salas em uma, eu fui para a tradição brasileira de integrar a cozinha à sala.Libertando-se então da estrutura colonial , fez com que desaparecesse a hierarquia entre fachada , frente e fundos , por tanto , Artigas implantou a casa em 45º graus no terreno , o que deixa bemclaro também a preocupação com as vistas , e o abandono do uso padrão do terreno em São Paulo de lotes estreitos e compridos .
O telhado apresenta diferentes inclinações ( considerada pelo arquiteto umagrande conquista) que resultaram em beirais de comprimentos diferentes . Na face sul , onde o beiral é maior , ele criou uma bow- window¹ e, arrematou a parte do telhado de duas águas da face nortecom uma parede-platibanda³ simétrica e ortogonal a face leste , que além de marcar a entrada , servem como apoio ao pergolado³ de madeira .
A circulação de toda a casa , é através de uma edícula...
tracking img