Artificial intelligence e business intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

Segundo Levine & Drang & Edelson (1998), a Inteligência Artificial (IA) é simplesmente uma maneira de fazer o computador pensar inteligentemente. Isto é conseguido estudando como as pessoas pensam quando estão tentando tomar decisões e resolver problemas, dividindo esses processos de pensamento em etapas básicas e desenhando um programa de computador que solucioneproblemas usando essas mesmas etapas. IA então fornece método simples e estruturado de se projetar programas complexos de tomada de decisão.
Os sistemas de Inteligência Artificial estão aparecendo em todos os lugares, na indústria da engenharia dos computadores, nos grandes negócios, na educação e na área militar. Capazes de subsidiar a resolução rápida e precisa de uma infinidade de problemascientíficos complexos, de substituir o homem em tarefas arriscadas, repetitivas e estafantes, de auxiliar o usuário comum nas tarefas cotidianas e de proporcionar lazer e entretenimento a usuários de todas as idades.

A Inteligência Artificial, além de procurar compreender a formação da inteligência humana, propõe também a construção de entidades inteligentes.
(RUSSEL; NORVIG, 2004).


O BIquando implantado com os sistemas de informação adequados são valiosos para as empresas. Tais sistemas constituem um auxílio inestimável no processo de tomada de decisão das organizações. Torna-se fácil de entender agora que palavras como competitividade, globalização e qualidade fazem parte do dia-a-dia de empresas que usam esses tipos de sistemas.
O Business Intelligence é uma tecnologia quepermite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em informação significativa. Permite, também, aos usuários analisar bases de dados para descobrir informações importantes, ajudando a organização a tomar decisões bem fundamentadas. Com o aparecimento da Internet, o BI tornou-se ainda mais importante, pois as organizações desenvolveram uma plataforma unificada para distribuir de formafacilitada a informação, aos tomadores de decisões dentro e fora do seu espaço (empregados, fornecedores, parceiros de negócio e clientes).



2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do serhumano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. O estudo e desenvolvimento desse ramo de pesquisa tiveram início na Segunda Guerra Mundial. Os principais idealizadores foram os seguintes cientistas: Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy e vários outros, que com objetivos em comum tinham a intenção de criar um “ser” que simulasse a vida do ser humano.
O estudo daA.I. iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.
O desejo de construir máquinas capazes de reproduzir a capacidade humana de pensar e agir vem de muitos anos. Tal fato pode ser comprovado através da existência de máquinas autônomas etambém através de personagens místicos, como é o caso do Frankenstein (personagem da escritora Mary Shelley).
Com a evolução computacional a inteligência artificial ganhou mais força, tendo em vista que o seu desenvolvimento possibilitou um grande avanço na análise computacional, podendo a máquina chegar a fazer análise e síntese da voz humana. No início osestudos sobre A.I. buscavam apenas uma forma de reproduzir a capacidade humana de pensar, mas assim como todas as pesquisas que evoluem, com essa não foi diferente. Percebendo que esse ramo da ciência tinha muito mais a ser descoberto, os pesquisadores e cientistas abraçaram a idéia de fazer com que uma máquina pudesse reproduzir não só a capacidade de um ser humano pensar como também a capacidade de...
tracking img