Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS E PÓS-GRADUAÇÃO
Credenciados pela Portaria 2762-Ministério de Educação e Cultura- de 06/09/04-D.O.U.-09/09/04

ELIANE DE JESUS HONÓRIO SZPALER

AS ARTES VISUAIS E A EDUCAÇÃO

Monografia apresentada à coordenação do Instituto de Estudos Avançados e PósGraduação – ESAP - Faculdade Iguaçu, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Arte eEducação. Orientador: Profª.Maria Cristina Carreira do Valle.

2

Ivaiporã 2009

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS E PÓS-GRADUAÇÃO
Credenciados pela Portaria 2762-Ministério de Educação e Cultura- de 06/09/04-D.O.U.-09/09/04

ELIANE DE JESUS HONÓRIO SZPALER

AS ARTES VISUAIS E A EDUCAÇÃO

Monografia apresentada à coordenação do Instituto de Estudos Avançados e PósGraduação – ESAP - Faculdade Iguaçu,como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Arte e Educação. Orientador: Profª.Maria Cristina Carreira do Valle.

3

Ivaiporã 2009

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho A Deus pela paciência com meus medos e ansiedades, aos meus pais pela paciência com minhas preocupações, as minhas filhas pela mãe impaciente, ao meu marido pela impaciência com minha impaciência.

4AGRADECIMENTOS

Agradeço... ...A Deus pelas oportunidades, de crescimento humano e profissional, que sempre precisarei; ...A todos que comigo e sentiram o peso de dias tão estressantes: A meus pais, que são meu alicerce e de quem um dia lamentarei a ausência, pois os queria eternamente sendo minha força; ... ao meu anjo menina minha filha Éllen Denise, que muitas vezes

abdicou seu direito de teruma mãe para brincar, na correria de estabilizar-me e poder dar-lhe o que talvez não fosse o mais necessário; ...ao meu anjo recém nascido: Ariane Emanuele, com quem tento errar menos e aprender mais; ...ao homem que de tantas cobranças que me faz, me fez uma guerreira que não desiste nunca, meu esposo.

5

EPÍGRAFE

...uma pequena, ínfima mudança aqui pode resultar num enorme acontecimento dooutro.

Edward Lorenz (1917)

6

RESUMO

Nosso interesse o tema se deu devido ao fato de que a arte enquanto linguagem não está sendo usada como meio de minorizar a intolerância social que vem de nossa sociedade e entra nas nossas salas de aula, é uma linguagem comunicativa e criativa necessária. A Arte é vista por quase todos como uma perda de tempo, um trabalho inútil, confundido com apenaspinturas de desenhos mimeografados. A não ser os apaixonados por ela. Na verdade , assim como a escrita , a arte também passa por fases, e todos nós passamos pelas mesmas, como na escrita, porém, muitos de nós somos provados do desenvolvimento do nosso lado artístico. Para quê utilizar arte na escola? Sendo a arte um processo criativo do homem, com valores estéticos sintetizadores de suas emoçõesnos perguntamos a sua utilidade enquanto formadores de opinião e eternos “caçadores” de metodologias valorizadoras e enriquecedoras das atividades de sala de aula, enquanto empreendedores educacionais que busca alternativas para o abismo grandioso dos nossos sistemas de ensino, muitas vezes ignorado por autoridades e manipulado pela mídia política.

Palavras-chave: Linguagem; arte; educação. 7

LISTA DE ABREVIATURAS

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Antes de Cristo (a.C) Depois de cristo (d.C) Século (séc.) Dom (D’) Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) International Society for Education (INSEA) Instituto Educacional de Ensino Avançado (IESDE)

8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................... 09

1. HISTÓRICO DA ARTE PELO MUNDO ............................................................... 10 1.1 A ARTE DO EGITO ANTIGO ..................................................................... 11 1.2 ARTE GREGA ............................................................................................ 12 1.3 A ARTE ROMANA...
tracking img