artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. Diplomata Sérgio Vieira de Mello


Partículas Elementares





Índice

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre as Partículas Subatômicas que se refere à designação genéricas daquelas cujas dimensões são muitomenores que as de um átomo.
As partículas podem ser classificadas em termos das interações fundamentais a que estão sujeitas. As partículas queestão sujeitas a interação forte são chamadas de hádronse as partículas que estão sujeitas a interação fraca são chamadas de léptons.
No decorrer do século XX, foi comprovada a existência de aproximadamente 200 destas partículas. Neste período, foramdescobertas muitas das leis que governam as inter-relações e interações entre essas partículas, as forças e campos que regem o Universo. Suaquantidade e complexidade levaram ao desenvolvimento deformulações matemáticas cada vez mais complexas, na tentativa de predizer seu comportamento.
Sabe-se da existência de dezenas dessas partículas como, por exemplo: Neutrino, Elétron, Quarks, Glúon, Bósons,Fóton e Gráviton, no qual o trabalho facilitara a compreensão desses Elementares. 

















Existência e diversidade daspartículas

Significa parte muito pequena, corpo diminuto ou corpúsculo.
Partícula corresponde ao termo geral, em Física e áreas semelhantes, utilizado para designar uma concentração localizada de massa cujas dimensões mostrem-se desprezíveis em relação às demais dimensões espacial envolvidas no problema em consideração. Embora um carro não possa ser tratado como uma partícula quando se analisa acolisão entre este e um ônibus, um carro se movendo em uma estrada que conecta duas cidades distantes configura perfeitamente uma "partícula".
A expressão pode ser usada em sentido específico definindo nesta situação uma classe de entes físicos específicos exibindo comportamentos específicos. Tal acepção reduz o conceito de "partícula" ao conjunto de "elementos fundamentais da matéria", porvezes também chamadas de partículas subatômicas. É fácil perceber que esta acepção restringe mas não invalida a acepção anterior visto que em sentido estrito as "partículas" são as menores porções localizadas de matéria-energia conhecidas, e por tal são entes de dimensões desprezíveis frente às dimensões presentes na (quase?) totalidade de problemas que exijam considerações sobre as mesmas. O termo"matéria-energia" figura na definição devido à equivalência entre massa e energia (E=mC²) e ao comportamento dual onda-corpúsculo facilmente verificado para entes com tais dimensões.













Detectores de Partículas



A identificação e, muitas vezes, a visualização de partículas subatômicas são possíveis graças a um aparelho conhecido como Detector de Partículas.
Detectoresde partículas são aparelhos que identificam partículas subatômicas, tornando-as muitas vezes visíveis, ou seja, são baseados na transferência de parte ou toda a energia de radiação para a massa do detector, onde é convertida em uma forma mais acessível a percepção humana
Para se deter partículas radioativas, a única possibilidade é usando paredes de chumbo, e os principais métodos de detecçãodesse tipo de radiação são:
• as chamadas câmaras de Wilson (que realizam um traçado do trajeto dessas partículas radioativas num gás saturado de vapor de água, onde os íons são produzidos com um feixe de raios X, ou gama, que são emitidos por uma fonte radioativa);
• os contadores de Geiger-Müller (responsável pela origem da cadeia de ionização que indicará a quantidade ou a presença de radiaçãoatravés de um sinal audível), e alguns outros detectores que determinam o número dessas partículas





Partícula elementar

O conceito que define partícula elementar é um tanto abstrato e matemático. Todas as partículas elementares são descritas por um objeto matemático denominada Função de Onda, com isso são extraídas informações sobre a dinâmica de tais partículas. A função de onda que...
tracking img