Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de construção na infância se dá de forma mais agradável. invertida e integrada através da valorização do brincar, contribuindo com o desenvolvimento desua sensibilidade. As atividades lúdicas auxiliam diretamente no desenvolvimento de sua expressão, nas relações afetivas com o mundo, com as pessoas e com os objetos.Segundo BARBOSA, 2002, p. 69.
A criança enquanto desenha canta, dança, conta histórias, teatraliza, imagina, ou até silencia... O ato de desenhar impulsiona outrasmanifestações, que acontecem juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário.

Desta forma, se envolvermos acriança num contexto social e conseguirmos organizar as idéias para que esta invente, crie e construa acredito que a linguagem da arte se fará presente na Educação Infantil,ajudando a criança fazer por si só as várias leituras de mundo.
De acordo com Pillotto (2000,p,59) existe um contexto mais específico da educação formal, seja daEducação Infantil ao ensino universitário, na maioria das vezes, o ensino de arte e também outras áreas do conhecimento, ao invés de promover ações pedagógicas quelevem crianças e adultos ao universo da criação e estruturação da linguagem visual, acaba tolhendo os modos singulares dos alunos entenderem e expressarem suas leituras erelações com o mundo. Desde modo, em diferentes contextos socioculturais e nas salas de aula, nossa sensibilidade e nossas formas expressivas estão se escoando,fugindo de nossas vidas, sem que possamos exercitar nossos processos sensíveis e criativos. Por que isso acontece na em Educação Formal, em especial na Educação Infantil?
tracking img