Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASTROJILDO PEREIRA

Astrojildo Pereira (Astrojildo Pereira Duarte Silva), nasceu em 08/11/1890, em Rio Bonito, Brasil. Faleceu em 21/11/1965, em Rio de Janeiro, Brasil. Foi Escritor, jornalista.Sua atividade política trata do período 1913-1965, onde foi Fundador do Partido Comunista do Brasil, secção brasileira da Internacional Comunista. Secretário Geral do PCB entre 1924 e 1930.Um dos fundadores do Jornal a Classe Operária.Entre 1919 e 1924, Astrojildo Pereira dedicou-se ao esforço de organização de um partido comunista no Brasil. A primeira tentativa de sua fundaçãoocorreu na seqüência da criação da Internacional Comunista, em março de 1919, com relativo e escasso sucesso.
Diante da inevitável cisão da direção da COB-Confederação Operária Brasileira,Astrojildo Pereira passou a organizar o grupo que entendia ser necessária a criação de um novo instrumento de luta e o estabelecimento de um sólido vínculo internacional. Assim, tendo fundado o GrupoComunista do Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1921, buscou aglutinar outros grupos análogos que iam surgindo pelo país até que, em 25 de março de 1922, foi oficialmente fundado o PCB-Partido ComunistaBrasileiro.
O reconhecimento oficial por parte da IC só viria, no entanto, em 1924. A partir de então Astrojildo Pereira se empenhou na configuração de um grupo dirigente do neonascentepartido operário, que desenvolvesse uma política voltada para a reconstrução da unidade da classe operária, para o estabelecimento de alianças políticas com outros setores oprimidos da ordem liberal epara a formulação de uma teoria da revolução. Ao cabo de cinco anos, em torno de meados de 1929, com a estreita colaboração de Otávio Brandão, Paulo de Lacerda e Cristiano Cordeiro, entre outros,Astrojildo Pereira havia delineado um grupo dirigente do movimento operário, agora em nova fase ascendente, assim como uma teoria da revolução brasileira que vislumbrava no latifúndio e no imperialismo...
tracking img