Artes e locais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Investimentos do seu superávit e desafios para o investidor
A ideia de ser rico é o sonho da maioria das pessoas, mesmo que não manifestem isso de forma muito aberta. A riqueza compra conforto físico, traz tranquilidade e permite uma sensação de segurança e proteção do futuro. Nesse futuro o trabalho seria opcional. Porém, o conforto financeiro pode ser alcançado por qualquer pessoa que tenhadisciplina financeira.
A independência financeira pode ser definida de forma simples como o patrimônio pessoal que gera renda suficiente o bastante para uma pessoa sobreviver sem precisar mais trabalhar. Entretanto, essa definição é derivada da autonomia financeira, ou seja, é o valor que traduz por quanto tempo a pessoa consegue sobreviver sem trabalhar, vivendo apenas de suas reservas. Essetempo se define na divisão de uma certa quantia em dinheiro aplicada pelos gastos do mês.
Enriquecer pode ser comparado a fazer dieta para emagrecer. O mesmo raciocínio - a pessoa que deseja emagrecer deve ingerir alimentos que possuem menos calorias do que seu corpo gasta diariamente - pode ser aplicado quanto a enriquecer: deve-se criar uma sobra de recursos financeiros a serem aplicados nomercado. Para isso, é necessário que a renda supere generosamente as despesas.
Contudo é mais fácil que emagrecer, pois no caso de se tornar rico pode-se contar com os juros a favor do investimento.
Para alcançar a independência financeira , os seis passos a seguir devem ser estritamente aplicados:
· Primeiro: Conheça toda a sua renda.
· Segundo: Controle as suas despesas.
· Terceiro:Faça um orçamento todo mês.
· Quarto: Invista seu superávit.
· Quinto: Acompanhe a evolução do seu investimento.
· Sexto: Não deixe os outros colocarem obstáculos em seu caminho.
Vamos a eles...
Primeiro: Conheça toda a sua renda
Para se tornar independente, primeiramente deve-se conhecer e tentar ampliar a sua renda. A renda familiar geralmente é composta pela soma dos salários de todas aspessoas da casa que trabalham. Nunca deve-se considerar a renda brutal da família, somente a líquida, que é a que pode ser usada para pagamento de despesas.
Uma forma de ampliar a renda é buscar alternativas viáveis como: prestação de consultoria de serviços especializados, vendas de cosméticos, criação de sites na internet.
Segundo: Controle as suas despesas
Esse segundo passo exigeespecialmente disciplina, visto que as tentações de consumo são fortes. Contudo, além de força de vontade é necessário organização em relação aos gastos. Deve-se sempre anotar todas as despesas ocorridas para saber realmente tudo o que foi gasto, evitar parcelamentos e aumentos excessivos de despesas futuras. Manter o controle de tarifas bancárias, celular e financiamentos, também contam como pontospositivos para a futura independência.
Terceiro: Faça um orçamento todo mês
Esse passo pode parecer eventualmente trabalhoso e desnecessário, porém é fundamental, pois permite que você visualize tudo o que ocorreu com seu dinheiro naquele mês, bem quanto foi o superávit (sobra) ou o déficit (falta) dele. O ideal é anotar todas as despesas diariamente e depois transferir para uma planilha, somadasno fim de cada mês.
Quarto: Invista seu superávit
Esse passo consiste em investir seu superávit (sobra) de forma inteligente, fazendo com que sejam gerados juros que permitirão alcançar seu objetivo de acúmulo mais rápido. A principais recomendações ao investir são que compreenda-se o produto financeiro de forma detalhada, seja detalhado e entenda o tempo de investimento.
Quinto: Acompanhe aevolução do seu investimento
Tal acompanhamento é fundamental para garantir que suas metas estão sendo atingidas. O indicado é rever, a cada seis meses ou um ano, se suas metas de superávit foram cumpridas, bem como se certificar de que a aplicação obteve juros positivos.
As perguntas essenciais a se fazer quando se fala em independência financeira são: você quer realmente alcançar o...
tracking img