Artes e intretenimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte e Entretenimento

Nesses tempos de sociedade do espetáculo é um pouco difícil diferenciar arte de entretenimento. Não quero, e nem acho que me caiba, fazer aqui um julgamento de valores. Asduas coisas são necessárias e cada uma tem o seu espaço, o qual nem sempre é coincidente.

Monteiro Lobato declarou certa vez através de D. Benta que era muito difícil julgar o que tem conteúdoartístico ou não, mas que um bom começo seria observar o teste do tempo. Se obras como Os Lusíadas ou Dom Quixote chegam até nós depois de mais de meio milênio em circulação foi porque sobreviveram ao gosto(que afinal de contas é subjetivo) de milhões de pessoas ao longo de todo esse tempo. Dito de outra forma, costuma haver razões muito boas para os Clássicos serem Clássicos!

Mas nem sempre podemosnos dar ao luxo de esperar alguns séculos para validar a qualidade de uma obra. Aqui entra um outro critério apenas aparentemente subjetivo, mas na verdade até bem óbvio, que é o poder transformadorque a arte tem. Qualquer obra ou performance toca todo mundo de algum jeito. Mas apenas algumas – aquelas com alguma profundidade artística – nos inspiram os sentidos de tal forma que somos levados àreflexão, à ponderação, ou até mesmo à uma mudança na maneira como vemos o mundo. Uma peça de entretenimento pode excitar os sentidos, mas nem sempre vai nos tocar da mesma forma.

Nem sempre, eudisse. Porque também é igualmente possível que uma obra de entretenimento puro acabe inspirando alguém a ponto de mudar a vida. Há inúmeros exemplos na Ficção Científica e não poucos até em filmes deação. Como dizer que não há, então, alguma qualidade artística intrínseca ali?

Há outras questões que têm que ser pesadas, é verdade, como a intenção do artista, ou a sensibilidade do público. Talassunto suscita discussões animadíssimas – e até ferozes, às vezes – a respeito das qualidades artísticas de certas obras. Um exemplo que acho educativo é o da série de Fantasia A Song of Ice and...
tracking img