Artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RAFAEL WILLIAM DA SILVA















PROJETO PORTINARI: BAÚ DE CÂNDIDO PORTINARI
















UNIJALES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES
JALES - 2012




RAFAEL WILLIAM DA SILVA













PROJETO PORTINARI: BAÚ DE CÂNDIDO PORTINARI

Projeto Portinari apresentado à disciplina de Arte do curso de ArtesVisuais Licenciatura da UNIJALES, sob a orientação da Prof Elza Maria de Andrade


Aluno: Rafael William da Silva










UNIJALES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES
JALES - 2012




Objetivo


Objetivo é fazer com que a criança conheça o artista “Cândido Portinari” e o contexto histórico de suas obras.
Despertar a curiosidadee gosto pela Arte.
Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos.
Promover atividade artística baseada na obra estudada “Guerra e Paz”. fazer a leitura formal e interpretativa.



Justificativa


Aplicar no adolescente o interesse pela arte de Cândido Portinari, incluindo participação de alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, na Disciplina de Arte. Mostrando avida e as obras de Cândido Portinari, as características de sua pintura, as cores utilizadas, as fases e os temas abordados.. Incluindo a grande importância que Cândido Portinari traz para nossa sociedade.





Público Alvo

Alunos da 7ª do Ensino Fundamental.





Áreas de Interesse


Este projeto está voltado para a disciplina de Arte, que temenfoque que a criança conheça o artista “Cândido Portinari” e o contexto histórico de suas obras.
E fazendo desenvolver a coordenação geral, motora e sensorial no aluno.


PCN de Arte (A obra de Arte e seu contexto)
O conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de Arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade deconhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento delimita o fenômeno artístico:


• como produto e agente de culturas e tempos históricos;
• como construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem suacombinação;
• como construção poética.
Em síntese, considerando-se a arte como conhecimento, é função da escola introduzir os alunos na compreensão dessas questões, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística possa se enriquecer.
A aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico:
• aexperiência de fazer formas artísticas incluindo tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte;
• a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formassignifiquem coisas diferentes para cada pessoa;
• a experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento, no qual importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
A aprendizagem artística envolve,portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações . Além disso, encarar a arte como produção37mde significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.
No convívio com o universo da arte, os alunos podem enfim conhecer:...
tracking img