Artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Artes Visuais no processo de Ensino Aprendizagem: Um estudo de caso na
Escola Estadual Francisco de Paula Antunes.
Problema
As artes visuais contribuem para o processo de ensino aprendizagem dos educandos?
Justificativa
Havendo a necessidade de refletirmos e inovar trabalho que desenvolvemos em sala de aula a fim de que sejamsanadas as dificuldades dos alunos no que se diz respeito à leitura. Por meio deste presente trabalho fomos mobilizados a repensar nossa ação na escola visando mudanças metodológicas, estratégias através de pesquisa, estudo e análise voltadas à importância das artes visuais neste processo de ensino aprendizagem à fim de que estas contribuam na formação de leitores capazes de compreender o mundo noqual estão inseridos.
Desenvolvimento
É mister considerar nesta concepção que a cultura contemporânea atualmente desafia nosso próprio conceito de ensino e aprendizagem, assim como desafia também os sentidos e definições da própria arte.
Pimentel nos diz que “o conhecimento da produção humana do tempo passado deve estar comprometido coma produção humana do tempo contemporâneo, que levou em conta as manifestações da arte que estamos vivendo do cotidiano social, cultural, individual de quem ensina e aprende. (Pimentel, 1999, p.165).
Desta forma pensando em contribuir com um melhor entendimento das principais rupturas da história da arte organizamos conteúdos sobre os principais movimentos artísticos do séculovinte. Tivemos como intuito desencadear pensamentos reflexivos dos alunos quanto aos conhecimentos artísticos da arte.
Herná dez nos lembra o seguinte “uma educação, que construam e participem de experiências vivenciadas de aprendizagem, pelas quais aprendam a resolver questões que possam dar sentido ao mundo em que vivem de suas relações com os outros e consigo mesmos. (Hernández,2007 p.15).
Se tomarmos como exemplo a arte do quadro referente ao artista Picasso (Guernica) nota-se que os elementos visuais compostas na obra sugere que os mesmos devem ser observados com cuidado pelos leitores; pois o professor de artes ao propor tal análise aos alunos deve orientá-los de forma que estes deixem fluir seus pensamentos expresso pela imagem fazendo os descobrir oselementos que através deles passam agonia, desespero, dor e tristeza.
Desta forma “as atividades artísticas têm essa pretensão de capturar a vida onde ela se esconde ou se camufla” (Duarte 2002),porém é de fundamental importância para um bom relacionamento em sala de aula”.
Neste sentido, os professores bem como o aluno vivem momentos apaixonantes ondeaproveitam as diferenças ao invés de tomá-las como problemas.
Metodologia
Com a finalidade de investigar o papel do professor na aprendizagem do educando bem como a prática pedagógica, através de metodologias e estratégias utilizadas para atender os alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio em sala de aula e analisar com os alunos algumas obras importantes dosautores Portinari e Picasso.
Ao caracterizar o nosso objeto de estudo a escola já citado funciona em três turnos (matutino, vespertino e noturno). Possui no total 450 alunos aproximadamente, os quais são distribuídos em turmas do Ensino Fundamental até o Médio. Tem um total de 37 funcionários ativos todos com formação de nível superior.
Podemos relatar aindaque da escola através da equipe pedagógica vem cada vez mais buscando estratégias inovadas a fim de que as artes visuais sejam inseridas no processo ensino aprendizagem e contribuem na qualidade de formação do educando.
Para realização desta pesquisa dialética e experimental tomamos como ponto de partida a observação e análise coletiva desenvolvida juntamente com a...
tracking img