Artefato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artefatos de Imagem Em Tomografia Computadorizada


Laís Regina Pilatti*1, Luiza Marinho Rila*2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Avenida Mauro Ramos, 755 - Florianópolis - SC, 88020-300
radiologiaifsc@gmail.com
1laisrpilatti@hotmail.com
2luizarila@gmail.com


Resumo — Esta revisão sistemática trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em umaedição integrativa de trabalhos já publicados e livros consagrados, que geram conclusões sobre o tema de interesse. A abundância de informações relacionadas aos artefatos provenientes de falhas, tanto dos detectores, como do aparelho de Tomografia Computadorizada em si, instigou a dupla a unificar informações desta área da saúde e da Física, com o objetivo de evidenciar o quão é necessário ter-seconhecimento dos quatro tipos de artefatos de imagens abordados e como evitá-los, por estes serem prejudiciais à qualidade da imagem final do exame.
Palavras Chaves — artefatos; tomografia computadorizada; qualidade; imagens tomográficas; hardware.

I. Introdução
A tomografia computadorizada é um método de formação da imagem em que a radiação ionizante é transformada em sinais elétricos. Opaciente, inserido em um tomógrafo, é submetido à exposição de raios X compostos sob diversos ângulos e, assim, são obtidas imagens de cortes reconstruídos a partir de um sistema de computação integrado (SANTOS, 2009). Nessa reconstrução podem ocorrer alguns erros, chamados de artefatos, que podem ocorrer por problemas no software, no hardware ou até mesmo por movimentação ou tamanho do paciente.Dentre os tipos de artefatos, temos o efeito algoritmo, artefatos de movimento, efeito de volume parcial, artefatos causados por alta concentração de contraste, artefatos metálicos, distorção geométrica, artefatos em anel, beam hardening e artefatos causados por posicionamento impróprio. Neste artigo iremos descrever quatro destes problemas que são ocasionados pelo hardware.

II. Materiais e MétodosPara a realização deste artigo de revisão foram utilizados quatro livros de estudo da área da radiologia e artigos científicos encontrados no site de busca científica da biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina e em bases de dados indexados, utilizando os seguintes descritores: 1) distorção geométrica, 2) beam hardening, 3) artefato em anel e 4) artefatos causados pelo posicionamentoimpróprio.
A escolha dos trabalhos que serviram de base para a realização deste artigo seguiu os seguintes critérios de inclusão: 1) o assunto tratado nos trabalhos ser pertinente ao objeto de estudo, 2) o desenvolvimento do trabalho ser fiel ao objetivo da pesquisa e 3) o trabalho apresentar conclusão de acordo com o encontrado. A seleção das publicações foi realizada da seguinte maneira: 1)fazendo-se a leitura do resumo e 2) igualmente do texto integral, verificando-se assim, a relação deste com a revisão aqui realizada.
A inclusão destes se deu por estes possuírem conteúdo relacionado a este estudo.

III. Artefatos de Imagem
Artefato de imagem é qualquer estrutura ou padrão na imagem que não tem correspondente no objeto em estudo. Qualquer sistema de imagem pode apresentarartefatos. Em virtude do processo de formação da imagem, os artefatos da TC são bem distintos de outras modalidades de imagem, sendo identificados pela sua aparência. A familiaridade com tais artefatos permite ao profissional experiente descontar subjetivamente a sua presença (MARCONAT, 2005).
É importante conhecer os diversos tipos de artefatos de imagem, pois os mesmos reduzem a qualidade dasimagens e podem simular uma lesão. Para obter-se um exame padrão e livre de artefatos deve-se conhecer, evitar e corrigir os mesmos.


A. Distorção Geométrica
Na tomografia computadorizada, a distorção geométrica ocorre geralmente pela falta de alinhamento do sistema óptico de raios X, gerando assim a falta de precisão do sistema rotacional (SANTOS, 2009).
Conhecida também como movimento do ponto...
tracking img