arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS - ICHS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEEDU










RELATÓRIO DAS PRATICAS DE ARTES










Bruno de Carvalho Figueiredo
Priscila Nascimento Sales
BRUNO DE CARVALHO FIGUEIREDO
PRISCILA NASCIMENTO SALES





RELATÓRIO DE PRATICA DE ARTES








Relatórioapresentado como requisito para a conclusão da disciplina
Pratica de artes, do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

Orientação: Professor. Acerves







APRESENTAÇÃO

Nos estudos, teorias e praticas relacionadas ao ensino da arte, diferentes visões e conceitualizações convivem e disputam a primazia, naatualidade, convidando a uma reflexão sobre elas.
A despeito de políticas que surgiram em 1986. Contrarias ao ensino da arte nas escolas, ela vem alcançando uma consolidação e maior consciência como disciplina necessária no currículo e ainda uma melhora significativa na qualidade do seu ensino no Brasil.
Segundo Barbosa “somos hoje um dos países que, junto com Cuba e Chile, estão na liderançado ensino de Arte na América latina”. Essa melhora do Brasil em relação a esses dois países citados se da por conta principalmente da cultura visual que tem um envolvimento grande com os problemas da sociedade contemporânea.
Durante muitos anos o ensino de artes nas escolas era entendido como uma atividade educativa e utilizada como recurso para: promover eventos e festividades escolares,oportunizar momentos de recreação e proporcionar equilíbrio psíquico, a expressão criativa e o uso de habilidades motoras, além de complementar outras áreas do conhecimento. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB nº 9394/96 incluirá prática de ensino. As práticas de artes realizadas no estágio supervisionado tem os seguintes objetivos, complementar o processo deensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional nos alunos/estagiários; fortalecer a passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento das diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade.
Esse trabalho realizado na escola, alémproporcionar a nós estagiários e alunos de pedagogia uma experiência de vivenciar o ambiente escolar além de proporcionar aos alunos um aprendizado que valerá por toda vida e ultrapassara os muros da escola.


INSTITUIÇÃO

O instituto Prisma caracteriza-se como uma instituição educacional, de perfil particular de ensino, de formação básica, atendendo aos segmentos de Educação Infantil, 1ª à 4ªsérie e 5ª “a 8ª série, sendo este último implantado gradativamente a parti de 1999 (5ª série no primeiro ano), cuja linha de trabalho é a construtivista, aliada A Pedagogia de Projetos e ao trabalho com livros didáticos do Sistema Pitágoras de Educação, buscando junto ao corpo discente a construção e globalização do conhecimento.
Tendo a preocupação com a formação continuada do seu corpo docente eequipe técnica administrativa, o Instituto oferece cursos frequentes de aperfeiçoamento sendo estes ministrados pelo Sistema Pitágoras de educação, assessoria na área de projetos, além de grupos de estudos internos, acontecendo quinzenalmente e outros.
Como missão, contribuir para a formação de cidadão que valorizem e vivam valores éticos, que sejam críticos, participativos, responsáveis,pesquisadores e criativos, em uma proposta de conhecimento globalizado.
O objetivo dessa instituição é formar cidadãos com competência para posicionarem-se frente à sociedade, questionando-a criticando-a dando sua parcela de contribuição para a construção de um país justo e digno de viver e marcando sua presença no mercado de trabalho pelo dinamismo e capacidade de resolver problemas em prol da...
tracking img