Arte e vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Poetas


1.António Jacinto do Amaral Martins

António Jacinto do Amaral Martins, nasceu em Luanda, em 28 de Setembro de 1924. Concluiu seus estudos licencias em Luanda, passando a trabalharcomo funcionário de escritório. Destaca-se como poeta e contista da geração Mensagem e, em consequência de seus envolvimentos políticos, é preso no campo de concentração do Tarrafal, Cabo Verde, ondecumpriu pena de 1960 a 1972. Neste ano, foi transferido para Lisboa, em regime de liberdade condicional, onde exerceu a função de técnico em contabilidade. Fugiu em 1973 e foi integrar a luta pelaindependência de Angola, participando das frentes militantes do MPLA. Após a independência, foi Ministro da Cultura de 1975 a 1978.
E morreu em 23 de Junho de 1991, em Lisboa.



2.António AgostinhoNeto

António Agostinho Neto, nasceu em Catete, Angola, as 5 horas da madrugada do dia 22 de Novembro de 1922., faleceu em 1979. Teve estudos primários e secundários em Angola, licenciado emMedicina pela Universidade de Lisboa. Em Portugal, sempre esteve ligado à actividade política, onde com Lúcio Lara e Orlando de Albuquerque fundou a revista Momento, em 1950. Como aconteceu a outrosescritores africanos foi preso e desterrado para Cabo Verde, tendo mais tarde conseguido a fuga para o continente africano. Foi p residente do MPLA, e também foi o primeiro presidente de Angola.

Foi casadocom Maria Eugenia Neto que actualmente e escritora, tiveram 3 filhos ,que um dos filhos chama -se Irene Neto que foi ex. Ministra das relações exteriores de Angola, autor de um dos livros maisconhecidos de Angola, o livro “ Sagrada Esperança “ e foi autor de muitos outros livros.


3. Alda Lara

Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque. Nasceu em Angola na província de Benguela em9 de Junho de 1930 e infelizmente morreu em Cambambe, Angola, em 30 de Janeiro de 1962.Era casada com o escritor Orlando Albuquerque. Muito nova veio para Lisboa onde concluiu o 7º ano do Liceu....
tracking img