Arte sacra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Sacra
Capela dos Índios
Fundamentação teórica

O que é Arte Sacra na visão de João Cândido Portinari

Todo homem tem criatividade, existem duas categorias de arte, a arte mecânica ou técnica e a arte humânica ou cultural. Todas as artes mecânicas são humanas, pois tem a capacidade criadora do homem. (Portinari. C, J, p.9).

A Arte Sacra ou Religiosa como muitosconhecem, não é uma estética da manifestação religiosa, mas sim típica de cada arte. È prova do sentimento humano, seu devotamento a Deus ou negação, essa devoção ou negação pode ser individual ou coletivo, ou ainda como o autor cita.

“[...] pode ser sem que o artista participe pessoalmente da consciência dessa ligação inevitável do homem com Deus, da criatura com o criador, é que faz, nosatores, a possibilidade daquilo que Diderot chamou” Le paradoxe Du comédien”, isto é, uma encarnação de personagens místicos ou literários, sem que o autor participe da natureza desses personagens representados [...]”. (Lima. Alceu, Amoroso, 1982).

Quando um artista faz uma obra de Arte Sacra, não necessariamente ele precisa ser devoto da religião, mas a sensibilidade o leva a fazer o belo.Sendo assim não é necessário que o artista seja religioso para sua arte ser autêntica. O que faz uma arte ser religiosa é ser bela e verdadeira para se encontrar com o humano, segunda a visão dos cristãos.
O artista Portinari fez várias obras religiosas e todos têm a consciência de que consegue fazer a comunicação com a autonomia criadora e mística que a Arte Sacra sugere.
As imagens sacrasda Capela dos Índios em sua maioria são de artista anônimo, por isso fomos buscar informações em um artista de renome como Portinari. Algumas imagens foram reconstruídas por terem sido destruídas em junho de 1952, por um morador. Mas segundo inscrição na verga da porta principal da capela, sua inauguração foi em 18/07/1622, construída pelos índios e jesuítas.
A única imagem que se sabe quem foio artista é a Nossa Senhora dos Prazeres, pelo Frei José Agostinho de Jesus, é feita de terracota tem 60 centímetros. Segundo Dr. Alcides de Freitas Cruz, historiador, o frei foi o escultor da imagem encontrada por pescadores e deu origem a adoração de Nossa Senhora Aparecida. O acervo de imagens da capela varia entre os séculos XVI e XIX, as imagens estão degradadas devido à má preservação, mascontinuam belas. Além dessa imagem citada, a imaginária da capela reúne um conjunto de imagens sacras ao longo do tempo, para melhor compreensão de seu valor artístico-religioso, devem ser vistas como elementos integrados a arquitetura do templo e aos costumes que se formaram nesse espaço. Assim, tal conjunto ganha grande valor como testemunho dos períodos iniciais da colonização da regiãometropolitana de São Paulo.
As imagens que se encontram no acervo além da citada acima são: Nossa Senhora do Rosário feita em madeira, do século XVII e XVIII, São Francisco de Assis, também esculpida de madeira, do século XVI e XVII, Sagrado Coração de Jesus, do mesmo material das anteriores e do século XIX, São Miguel Arcanjo (original), veio de Portugal é do século XVII, esculpido de cerâmicapolicromada, está sem asa devido a vandalismo, São Benedito e Nossa Senhora Imaculada Conceição ambos do século XVII e XVIII, esculpidos em madeira policromada.
Nesse contexto a arte religiosa que vem de Deus ao homem, foi prestigiada pelo artista Cândido Portinari.
Um grande exemplo dessa bela arte mística do artista é “Pés e Mãos, estudos para um painel d azulejos “São Francisco de Assis” daigreja de São Francisco de Assis – Pampulha – Belo Horizonte – MG (C. 1945), que foi desenhada a nanquim pincel e aquada/papelão. Coleção João Cândido Portinari, entre outras obras que o artista fez ao longo de sua vida.

A diferença entre capela, igreja e catedral

As capelas eram lugares de meditação e penitência, no qual o ego, a personalidade, fortalecia-se, com a ajuda de práticas...
tracking img