Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS/FACE
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

GUIA DO ESTAGIÁRIO
Manual de orientações e normas sobre os estágios supervisionados do curso
de Licenciatura em MATEMÁTICA da UFPA

Cametá, 2011

APRESENTAÇÃO
Os princípios pedagógicos utilizados na açãoeducativa, no cotidiano da Escola, necessitam de observações e da experimentação em espaços de docência. O estágio Supervisionado é de fundamental importância para a formação do professor, pois no local de estágio os estudantes desenvolvem competências e habilidades que possibilitam o exercício profissional docente. O estágio é a oportunidade de aproximação com o futuro ambiente de trabalho doprofessor.
Considerando a importância do Estágio Supervisionado para a formação profissional na graduação, a direção da Faculdade de Ciências Exatas, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, apresenta neste Guia do Estagiário, informações para viabilizar os estágios, com base nas resoluções do Conselho Nacional de Educação, de acordo com o Regulamento do Ensino de Graduação daUniversidade Federal do Pará e do Regimento Interno da Faculdade de Ciências Exatas.
1 - OBJETIVOS

O objetivo geral é o de construir competências e habilidades relacionadas aos saberes práticos do professor de Matemática, considerando os parâmetros teóricos disciplinares das Ciências da Natureza e das Ciências da Educação, realizando ações educativas no cotidiano da Escola, comprometendo-se coma criatividade e inovações do ensino da Matemática.
Especificamente, espera-se que o estágio propicie ao aluno, a utilização de estratégias metodológicas para o exercício docente, e que o estudante adquira a vivência de atividades e dos problemas próprios à função de professor.

2 - DEFINIÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR

Segundo o Regulamento do ensino de graduação da universidadeFederal do Para (UFPA), estágios curriculares são atividades que proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e o aperfeiçoamento técnico-cultural e científico, por intermédio de atividades relacionadas com sua área de formação, em situações reais de trabalho, ao mesmo tempo em que possibilitam comportamentos adequados ao relacionamento sócio-profissional.
De acordo com o Manualde estágio da UFPA (2008), o estágio é uma atividade prática de grande importância para o graduando, porque, além de dar sentido aos conhecimentos científicos acadêmicos, permite ao estudante exercitar suas habilidades e competências profissionais, estabelecendo uma relação concreta deste com o mundo do trabalho.
A nova legislação para estágio (Lei No 11.788, de setembro de 2008) quedispõe sobre o estágio de estudantes, define: Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de ensino. Para maiores informações sobre estágios na UFPA acesse o site:
http://www.proeg.ufpa.br ou http://www3.ufpa.br/centraldeestagios.

3 - AIMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO
O texto a seguir, sobre a importância do estágio, foi construído a partir do livro “Estágio e docência” (2004) de Selma Garrido Pimenta e Maria do Socorro Lucena Lima:
A principal finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará, já que é no contexto da sala de aula, da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis sedá.
O estágio como campo de conhecimento e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis à construção da identidade, dos saberes e das posturas específicas ao exercício profissional docente.
Sendo o estágio, por excelência, um lugar de reflexão sobre a construção e o fortalecimento da identidade, de que...
tracking img