Arte ruprestre brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE RUPESTRE BRASILEIRA
Arte Pré-histórica no Brasil
As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na Serra da Capivara, no Piauí, datando de mais de 10 mil anos antes de Cristo. Em Pedra Pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade e, em Minas Gerais, chamam atenção os registros de arte rupestre localizados em várias cavernasdo Vale do Peruaçu, que se distinguem por seus raros desenhos de padrões geométricos, executados entre 2.000 e 10.000 anos atrás. São igualmente dignas de menção as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no Vale do Rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais.
Na documentação arqueológica brasileira predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção deobjetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas de projétil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques. Fonte: Wikipédia.
Nota: O termo “registro rupestre”, definição que tenta substituir entre os arqueólogos a consagradaexpressão “arte rupestre”, pretende liberar da conotação puramente estética algo que, seguramente, é a primeira manifestação artística do homem, ao menos em grandes áreas geográficas onde a arte móvel em pedra e osso não aparece anteriormente às gravuras e pinturas rupestres.
No Brasil são encontradas diversas manifestações de arte rupestre, as quais são identificadas por estilos e tradições,como Estilo Seridó, Estilo Serranópolis, Tradição Geométrica, Tradição Itacoatiaras do Leste, Tradição Planalto, Tradição São Francisco etc.
Em 06/07/1991 foi emitida uma série de 2 valores “Turismo Brasileiro”, cujos selos mostram: Cr$ 45,00 (Pedra Pintada – Roraima) e Cr$ 350,00 (Dedo de Deus – Rio de Janeiro). Yvert: 2027/2028. Scott: 2322/2323. Michel: 2422/2423. RHM: C-1742/C-1743.
|

|Região Nordeste (arte rupestre, grafismos nordestinos):
* Bahia (BA) – Toca da Esperança (região central do Estado)
* Paraíba (PB) – Pedra Lavada do Ingá, Vale dos Dinossauros (Sousa)
* Pernambuco (PE) – pinturas rupestres no município de Itapetim (nascente do rio Pajeú, nos Sítios Boa Vista e Riacho Salgado), no município de Afogados da Ingazeira (próximo 5 km do povoado deQueimada Grande) e no município de Carnaíba (na Serra do Giz, próximo ao povoado da Serra Carapuça).
* Piauí (PI) – Serra da Capivara, cujas cidades mais próximas dos sítios arqueológicos são Coronel José Dias e São Raimundo Nonato.
* Rio Grande do Norte (RN) – diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó (Santana do Seridó), Serra Branca (São Rafael) e naChapada do Apodi, tendo como destaque o Lajedo de Soledade.
Serra Branca, São Rafael (RN) – Em piscinas naturais escavadas na rocha pelas águas da chuva, encontram-se fósseis de animais que existiam no Nordeste no período glacial, chamados “megafauna”, tais como: preguiças e tatus-gigantes, mastodontes e tigres-dente-de-sabre, entre outros.
Apodi, Lajedo de Soledade (RN) – Região de rocha calcáriaformada por cânions com até oito metros de profundidade que abriga a maior concentração de arte rupestre – pinturas pré-históricas com idade entre 3.000 e 5.000 anos – num único local do Nordeste. Diversos fósseis de animais pré-históricos também foram descobertos na região. Um museu exibe os achados arqueológicos do local e das redondezas.

Vale dos Dinossauros, Sousa – Paraíba (PB)
Ocomplexo turístico “Vale dos Dinossauros”, cuja área é maior que 700 km², abrange vários municípios do Estado da Paraíba: Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.
Em 30 localidades são encontradas pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies de dinossauros, em...
tracking img