Arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Primitiva

A definição de primitivo aparece pela primeira vez no século XVI como atributo dos pintores e escultores em atividade entre os séculos XIII e XV a produção dos artistas primitivos buscava mais naturalismo, é vista como precursora da arte desenvolvida a partir de 1500 e que, guiada pelos modelos da arte clássica, se caracteriza pelo aperfeiçoamento da imitação da natureza.Místico ( referente a vida espiritual e contemplativa dos Santos e doutores místicos, devoto religioso contemplativo poderoso; “aquele que mediante a comtemplarão espiritual procura atingir o estado estático de união direta com a divindade” )
O caráter místico da arte primitiva reside na forma como os animais eram representados. O caráter utilitário da arte das cavernas consistia na crença de queatravés dos rituais, era possível um "encantamento" das feras que as tornassem mais passíveis de serem caçadas.
A reprodução humana e animal também era um tema muito frequente na arte primitiva. Existem historiadores que acreditam que a Magia da fertilidade predominou sobre a Magia da caça.
A magia da fertilidade é representada nas paredes das cavernas por formas exageradas de mulheres, os seiosnus, sem pernas, braços e rostos. O homem era representado por um boneco simplificado, e o único detalhe era o pênis, muito grande e ereto. A reprodução animal era mais representada que a humana.

Serra da Capivara – Piauí






Desenhos encontrados nas paredes das cavernas de Lascaux (França)












Arte Egípcia

A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida eaplicada pela civilização do antigo Egito localizada no vale do rio Nilo no Norte da África. Esta manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo.
Mítico (relativo ou pertencente a mito; narração mítica,personagem mítico)
Os deuses do antigo Egito foram Faraós que reinaram no períodopré-dinástico. Assim, os mitos foram inspirados em histórias que aconteceram de verdade, milhares de anos antes de sua criação.
Para a cultura do antigo Egito o casamento consanguíneo tinha o sentido de complementaridade, unir céu e terra, seco e úmido, por essa razão diversos deuses eram irmãos que se casavam entre si.
Os deuses egípcios eram representados ora sob forma humana, ora sob forma deanimais, considerados sagrados. O culto de tais animais era um aspecto importante da religião popular dos egípcios. Deve ser entendido que o "deus" não residia em cada vaca ou em cada crocodilo. O culto era dirigido a um só indivíduo da espécie. Ao morrerem, os animais sagrados eram cuidadosamente mumificados e sepultados em cemitérios exclusivos.




Pirâmides do deserto de GizéBusto de Nefertiti








Arte clássica

A arte e cultura clássicas, muitas vezes denominadas como Antiguidade Clássica, predominantes na Grécia Antiga entre os séculos VI e IV a.C. e a sua herança continuada pelos diversos períodos político-culturais da Roma Antiga.
Humanista ( pessoa versada no estuda de humanidades.)
Com o advento de uma sociedade ligada ao pensamentofilosófico, os artistas tiveram que buscar uma solução que ligasse o divino ao humano .Nesse contexto, construíram uma estética naturalista mas idealizada, baseada em cânones que eram a média das características físicas das pessoas mais belas.
Na Antiguidade greco-romana não se vislumbrava qualquer diferenciação entre arte e técnica, o mesmo é dizer, entre artista e artesão. A teknê grega, bemcomo a ars latina referiam-se não só a uma habilidade, a um saber fazer, a uma espécie de conhecimento técnico, mas também ao trabalho, à profissão, ao desempenho de uma tarefa. O técnico era aquele que executava um trabalho, fazendo-o com uma espécie de perfeição ou estilo, em virtude de possuir o conhecimento e a compreensão dos princípios envolvidos no desempenho. Sempre associada ao...
tracking img