Arte em movimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte em movimento
Com o decorrer do tempo, adotaram-se rígidas normas para a máxima perfeição e beleza na representação artística da realidade. Os críticos de arte ancoraram sua análise nafidelidade e tais normas. Porém, no século XIX; a âncora começou a ruir com a chegada de movimentos que se ramificariam pelo século seguinte, influenciando todas as manifestações artísticas.
Principaisexemplos da pintura para demonstrar os efeitos dessa mudança:
Realismo – O primeiro sinal da mudança mostrou-se no rompimento com uma característica marcante das artes plásticas: a idealização dosmodelos representados. Uma nova corrente denominada Realismo passou a retratar cenas corriqueiras, pessoas comuns e até elevados temas religiosos com uma desconcertante simplicidade, destacando apenas oselementos principais e excluindo os detalhes em torno deles, em uma tentativa de mostrar as coisas como elas são e não como ideias.
Impressionismo – Outro grupo decidiu não retratar as coisas, mas aimpressão que elas provocam nos sentidos. Por isso, pintavam ao ar livre, retratando movimentos e reproduzindo efeitos da luz natural sobre seres e paisagens. Contudo, os impressionistas foramcriticados pela confusão de suas imagens, efeito que se atenua a certa distância dos quadros, revelando uma grande habilidade técnica dos artistas.
Expressionismo – O impacto das obras expressionistas foiainda mais chocante, Sem respeito à aparência natural das coisas, nem compromisso com o belo, essa nova pintura retratava as emoções do artista diante da realidade. Modificando ou até mesmo ignorandoas formas convencionais, ela abriu novas portas à liberdade e à imaginação criativa.
Arte pela arte – A defesa da liberdade criativa gerou inúmeros movimentos, entre os quais podem-se destacar osseguintes:
Cubismo: chegou-se à decomposição da imagem em partes geométricas para formar novos conjuntos capazes de desafiar a percepção e a interpretação;
Primitivismo: o apego à simplicidade...
tracking img