Arte barroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO

A classe deve se dividir em grupos de aproximadamente cinco integrantes e produzir
uma fotografia baseada em algum importante movimento artístico estudado no curso, que pode serdesde a arte na Pré-História até um dos movimentos artísticos do século XX. A cenografia, objetos de cena e figurinos devem ser elaborados com as características estéticas do movimento escolhido e afotografia deve transmitir uma variada gama de informações.
O objetivo principal do trabalho é explorar a potencialidade da imagem, transmitindo
por meio dela o máximo possível de informações esensações.

Origens e Características do Barroco 

O barroco foi um movimento artístico que teve inicio primeiramente nas artes plásticas e depois se difundiu na música, no teatro e na literatura. Aorigem do barroco se deu na Itália do século XVII. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, e permaneceu até o final do séculoXVIII.

Contexto histórico 

Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos permaneciam influenciando muito ocenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste momento e expressa todo o contraste deste período.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses epelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são requintadas, ricas em detalhes e expressam as emoções da vida e do ser humano.O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó epossui algumas características, embora os principais atributos do barroco estejam presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos.

BARROCO EUROPEU
As obras dosartistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto às renascentistas e aparecem de forma eficaz,...
tracking img