ARTCARBO

4232 palavras 17 páginas
carboidratos

carboidratos

Tipos e propriedades

ESTRUTURA, PROPRIEDADES E FUNÇÕES
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Muitas pessoas acreditam que quanto menos carboidratos consumirem, mais saudáveis e magros ficarão. No entanto, as pesquisas ao longo do tempo mostram que isso não é verdade. Os carboidratos são um grupo de alimentos energéticos e devem representar aproximadamente 45% a 65% das calorias totais diárias.

ADITIVOS & INGREDIENTES

Os carboidratos

28

Os carboidratos são as macromoléculas mais abundantes na natureza.
Suas propriedades já eram estudadas pelos alquimistas, no século 12. Durante muito tempo acreditou-se que essas moléculas tinham função apenas energética no organismo humano. A glicose, por exemplo, é o principal carboidrato utilizado nas células como fonte de energia.
A partir da década de 1970, o surgimento de técnicas avançadas de cromatografia, eletroforese e espectrometria permitiu ampliar a compreensão das funções dos carboidratos. Hoje, sabe-

se que os carboidratos participam da sinalização entre células e da interação entre outras moléculas, ações biológicas essenciais para a vida. Além disso, sua estrutura química se revelou mais variável e diversificada do que a das proteínas e dos ácidos nucléicos.
Os primórdios do estudo de carboidratos estão ligados ao seu uso como agentes adoçantes (mel) ou no preparo do vinho a partir da uva. Nos escritos dos alquimistas mouros, no século 12, há referências ao açúcar da uva, conhecido hoje como glicose. Os relatos iniciais sobre açúcares na história vêm dos árabes e persas. Na Europa, o primeiro agente adoçante foi sem dúvida o mel, cuja

composição inclui frutose, glicose, água, vitaminas e muitas outras substâncias.
Há indícios de que Alexandre, o
Grande - o imperador Alexandre III da
Macedônia (356-323 a.C.) - introduziu na Europa o açúcar obtido da cana de açúcar, conhecido hoje como sacarose
(e o primeiro açúcar a ser cristalizado).
A dificuldade do cultivo

Relacionados