ART

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMINILIDADE, UMA QUESTÃO DE GÊNERO


Eduarda Tártari Maria1
Débora Motta Benedet2


Resumo: Questões que envolvem discussões sobre sexo e gênero abrem um leque de opiniões divergentes. O tema feminilidade está comumente relacionado com a figura da mulher, do sexo feminino, mas a feminilidade que compreende-se como sendo características das mulheres vai além da determinação do sexo biológico,características tais que podem variar de lugar para o outro, dependendo da cultura, religião, educação entre outros fatores. O presente artigo parte da teoria de Watson (1930/1970) onde o meio é o grande fator que acaba definindo o que a pessoa passa a ser e a representar, as interações com a sociedade constituíram a pessoa. O termo feminilidade está ligado ao termo feminino que é compreendido comopertencente à mulher, referindo ao sexo feminino, mas há outros casos onde a pessoa não possui características biológicas pertencentes a um determinado sexo, mas interiormente sentem-se assim, para estas aqui entra o termo gênero. Falando então em gênero feminino, pode-se falar que a feminilidade pertencente ao gênero feminino não é algo apenas de mulheres (biologicamente), mas sim também sãocaracterísticas de homens (biologicamente). Vale ressaltar que gênero não está somente relacionado com opção sexual. Estas são questões atuais, que devem e precisam ser cada vez mais discutidas, e no cenário atual é imprescindível que elas ganhem espaços para serem mais trabalhadas. Feminilidade passa então a ser uma questão não mais apenas que envolvam o sexo determinado biologicamente, mas sim umaquestão de gênero.

Palavras-chave: Feminilidade. Gênero. Masculino. Feminino.


INTRODUÇÃO
O presente artigo irá trazer discussões a respeito do que vem a ser um ser portador de feminilidade, sentir-se dessa maneira é apenas possível para pessoas do sexo feminino, ou se isso deve ser definido por seu gênero.
O que vem então a ser gênero? Gênero está ligado às questões sociais, como a pessoa sesente internamente, como ela se comporta e se mostra ser. Então ser feminino ou masculino diz muito mais a respeito do que a pessoa realmente é do que apenas aquilo que o seu sexo vem a determinar.
Vale lembrar que não necessariamente Gênero esteja relacionado com questões tais como opção sexual.
É comum as pessoas relacionarem o que vem a ser feminilidade com aquilo próprio das mulheres, comoRocha – Coutinho (2004) fala feminilidade ou a natureza feminina é ter características tais como, sensibilidade, intuição, delicadeza entre outras, mas até que ponto apenas mulher (do sexo feminino) podem ter essas características, não se trata aqui de falarmos de um erro de definição, onde o termo não poderia ser utilizado para descrever tais características visto que não apenas mulheres podemagir assim, mas olhar com outros olhos sobre tais aspectos, pois são características como nos diz Watson (1930/1970) são aprendidas e não inatas.
Então defendemos aqui que não apenas mulheres podem vir a demostrar a feminilidade, mas que os homens (aqui refere-se ao sexo masculino) também podem e muitas vezes assim fazem.
A feminilidade na atualidade deve ser entendida e tratada muito mais queapenas uma questão de sexo, e sim de gênero.
Ser do sexo feminino ou masculino define as pessoas como sendo homens e mulheres biologicamente. Sentir-se homem ou mulher é uma questão de gênero.

Feminilidade e gênero: Uma questão atual

De acordo com o minidicionário Ruth Rocha (2001):
Feminilidade: sf Caráter próprio da mulher.
Feminino: adj 1. Que diz respeito ao sexo dotadode ovário em animais e plantas.
2. Próprio da fêmea. 3. Designativo do gênero gramatical a que pertence os seres fêmeos.
Masculino: adj 1. Que está dotado de órgãos para fecundar. 2. Referente aos seres dotados de tais órgãos. 3. Varonil.
Gênero: sm 1. Conjunto de seres que tem semelhanças importantes entre si. 2. Espécie. 3. Classe. 4. Qualidade.
O termo...
tracking img