Art nouveau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Art Nouveau surgiu em Glasgow na Escócia, após a segunda metade do século XIX até os primeiros anos do século XX, é conhecido no mundo inteiro pelas artes, arquiteturas e artesaplicadas. Nessa época não havia interesse e importância com a estética, William Morris gostaria que todas as artes se juntassem e tornassem parte do cotidiano para mudar o estilo na épocaatual, trouxe composições desordenadas e suas teorias abriram caminhos para o movimento “Arts and Crafts”. Sua transição esta entre o historicismo, neogrego, neobarroco, neocelta,neorococó neoclassicismo ao modernismo.
A Art Nouveau ultraje a Revolução Industrial, fazendo o papel de burguês que na época estaria querendo revolucionar, pregando que a arte é contra atécnica. Logo se tornou muito popular, tendo grandes nomes em sua base como, Emile Gallé, Henry Van de Velde, William Morris, Arthur Heygate Mackmurdo, Gustav Klimt, René Lalique,Antoni Gaudi e outros grandes nomes, que trouxe o Art Nouveau do próprio jeito.
Esses nomes trouxeram muitas estruturas formas, linhas curvas como também naturais observadas em flores,folhagens e plantas, até mesmo arquitetos estavam entrando nesse meio com o ambiente natural. Era muito comum vermos a figura feminina, bastante sensual e melancólica. Uma curiosidade éque os artistas que trabalham com Art Nouveau usavam o termo whiplash pois uma publicação designava as obras como “curvas violentas e repentinas geradas pelo estalar de um chicote”Nomes que foram importantes, foi o de Emile Gallé que estava muito predominante a natureza, conhecido como patê de verre que são camadas em relevos em materiais com vidro em forma defolhas, insetos, flores e hastes. Henry Van de Velde acreditava que tinha que ser livre sem comercialização aquele que criava procurando sempre funcionalidade e simplicidade como objetivos.
tracking img