Arquivados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADVÉRBIO
O advérbio, assim como muitas outras palavras existentes na Língua Portuguesa, advém de outras línguas. Assim sendo, tal qual o adjetivo, o prefixo “ad-” indica a ideia de proximidade,contiguidade. Essa proximidade faz referência ao processo verbal, no sentido de caracterizá-lo, ou seja, indicando as circunstâncias em que esse processo se desenvolve. Contudo, ele não é modificadorexclusivo desta classe (verbos), pois também modifica o adjetivo e até outro advérbio.
* Compare estes exemplos:
O ônibus chegou. O ônibus chegou ontem.
Marcos jogou bem. Marcos jogou muito bem.A criança é linda. A criança é muito linda.

* Outros exemplos:

Que vão morrendo lentamente (circunstância de modo)
Vá, que ficarei esperando aqui (circunstância de lugar)
As criançasvoltaram cedo do passeio (circunstância de tempo)

OBSERVAÇÃO: Quando modificando um verbo ele será considerado, sintaticamente, um adjunto adverbial. Se modificar um adjetivo ou outro advérbio, eleserá classificado como adjunto adnominal, por fazer parte de um sintagma nominal e não exercer papel de núcleo deste. De acordo com a mudança do sentido ou da sintaxe do verbo, o advérbio também serámodificado.

As vezes, um advérbio pode se referir a uma oração inteira; nessa situação, normalmente transmitem a avaliação de quem fala ou escreve sobre o conteúdo da oração.

* Exemplo:As providências tomadas foram infrutíferas, lamentavelmente.

Os advérbios, por serem invariáveis, possuem formas bem restritas. Na verdade, podem assumir apenas duas formas: ou é uma palavra sendo ela opróprio advérbio ou são duas palavras, formando uma locução adverbial. Quanto ao grau, apesar de pertencer à categoria das palavras invariáveis, o advérbio pode apresentar variações de graucomparativo ou superlativo.

* Exemplos:

Estamos muito felizes na Universidade Federal de Pernambuco
Os alunos de Ciências Contábeis são bastante estudiosos
Cheguei meio cansada da prova de...
tracking img