Estimulo discriminativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Skinner (1982), citado por Gomide e Weber (2003), a análise experimental do comportamento “é uma psicologia experimental e é parte da análise do comportamento, uma das maneiras de se estudar o comportamento, indetificada com os princípios característicos do behaviorismo, na sua versão radical” (pág. 21). A Análise Experimental do Comportamento oferece uma forma de raciocinarlogicamente a respeito dos comportamentos e variáveis a ele relacionados. Ela estabelece relações funcionais entre as variáveis comportamentais e as variáveis ambientais que as controlam. Foi B. F. Skinner (1904 - 1990) que se propôs a responder perguntas como: por que as pessoas e os animais se comportam** Por que uns o fazem de forma diferente de outros, às vezes tendo comportamentos mais aceitos emseu meio e outros não** Colaborando assim para a sistematização dos princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento (Lombar-Platet, Watanabe & Cassetari, 1998).
Os exercícios de laboratório constituem uma demonstração de efeitos de algumas das variáveis ambientais, das quais o comportamento dos organismos é função (Gomide & Weber, 2003). O laboratório de condicionamentooperante é o local onde se pode testar empiricamente algumas hipóteses e teorias sobre a análise do comportamento. É um local onde contamos com situações controladas, livre de interferências indesejáveis. Em um Experimento de psicologia, procura-se saber que tipos de eventos alteram o comportamento dos organismos, e como os afetam. A Caixa de Condicionamento Operante é o principal equipamento utilizadoem um laboratório de condicionamento operante. Estas caixas, utilizadas para estudos com ratos ou pombos, são geralmente equipadas com duas barras, uma luz e um bebedouro (Moreira & Medeiros, 2007).
Na realização das primeiras práticas, realizadas no Laboratório de Psicologia da Universidade Positivo, em que o objetivo foi responder se as conseqüências do que fazemos sãoimportantes para o nosso fazer subsequente, chegou-se ao resultado de que existe relação entre o que um organismo vivo faz e as conseqüências que a sua ação produz no meio ambiente. “Atavés das práticas de “Reforço Contínuo da Resposta de Pressão à Barra” (CRF III)” (que é uma continuação da prática de CRF I, e teve por objetivo reforçar todas as respostas de pressão à barra, fortalecendo a frequência destaresposta no comportamento do rato experimental), e a prática de “Extinção da Resposta de Pressão à Barra” (que teve por objetivo confirmar se a resposta de pressão à barra é mantida pelas suas conseqüências, através do rompimento da relação de contingência entre a resposta e o reforço), pode se confirmar mais uma vez que existe relação entre o que o sujeito faz e as conseqüências que a sua açãoproduz no meio ambiente. Através da prática de reforço secundário afirmou-se que as conseqüências que não são filogeneticamente importantes também podem atuar como reforçadores. Isto quer dizer que existe um segundo nível de seleção comportamental além do nível filogenético, que é o nível seleção ontogenética.
A próxima prática a ser realizada no laboratório de psicologia da Universidadede Psicologia é a de Esquema de Reforçamento Intermitente em Razão Fixa, procura-se nesta prática compreender se é importante que o fazer tenha sempre uma e mesma conseqüência, ou seja, é ou não necessário que haja sempre uma conseqüência para cada ocorrência do comportamento (Matos & Tomanari, 2002). Para que se entende esta prática é preciso compreender o que são Esquemas de Reforçamento.Esquema de reforçamento “é uma descrição das condições que determinam quando uma resposta será seguida de um reforçador” (Glassman & Hadad, 2008. pág. 151). Em outras palavras, esquema de reforçamento diz respeito à descrição de como se dá a contingência de reforço , ou seja, quais são as condições que as respostas devem obedecer para ser liberado o determinado reforçador. Pode-se afirmar que...
tracking img