Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ritmo

O ritmo vem da palavra grega Rhytmos e que tem o significado de designar tudo aquilo que se flui, que tenha um movimento regulado.
É caracterizado por uma variação daduração e acentuação de uma série de sons, além da ordenação destes com de acordo com os padrões musicais estabelecidos.
A vida humana tem fortemente a presença do ritmo em váriosacontecimentos o tempo todo. Podemos percebê-lo a partir da gestação, com o bater do coração, logo após o percebemos no respirar, piscar os olhos, caminhar e os acontecimentosdurante o sono.
O ser humano depende do ritmo em todas as atividades que for realizar, tanto na vida diária, na profissional, esportiva, quanto no lazer. Na infância a falta dehabilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, além de pontuação e entonação inadequadas.
O ritmo tem a importância de despertar o sentido de comunicação, estimular aatividade, facilitar a expressão, aperfeiçoar a coordenação. Com tudo isso, ajuda a melhorar a qualidade de vida além de fazer com que os que o praticam descubram um estilo pessoal.Não é apenas na atividade humana que podemos encontrar o ritmo.Ele esta presente fortemente na natureza, observando, por exemplo, o movimento das marés, a alternância entre dia enoite, além da mudança de estações.
Na musicalidade, os componentes básicos do ritmo são o som e o silencio, que são combinados para formar padrões sonoros. Tais padrões são repetidosao longo de uma melodia, dando assim origem ao ritmo.
Outro conceito importante vinculado ao ritmo é o do compasso. De acordo com o tipo de compasso se definirá o acento que asnotas musicais irão assumir dentro da composição musical. Na partitura, o compasso como de dará a velocidade, a divisão e o agrupamento das notas, para então surgir a melodia.
tracking img